O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Design conquista 1º lugar no Summit Cidades

ENSINO Data de Publicação: 01 dez 2022 19:15 Data de Atualização: 01 dez 2022 19:22

Prêmios e distinções por conta do curso Design não param. A “bola” da vez aconteceu no Summit Cidades, ocorrido entre os dias 23 e 25 de novembro, quando alunos do Câmpus Florianópolis, conquistaram o primeiro lugar no Hackathon #DesenvolveSC 2022. Com a temática Smart Cities, o evento representa uma maratona de inovação de três dias, em que alunos, profissionais e a comunidade vão, em grupos, resolver problemas relacionados ao desenvolvimento das “Cidades Inteligentes”. 

A equipe Data Fresh venceu com o produto de mesmo nome, que consiste em um sistema de organização de dados governamentais para promover uma integração entre todos os setores, fazendo que os cidadãos de Florianópolis e região sempre tenham seus dados devidamente atualizados, evitando problemas relacionados a isso. “Apresentamos uma solução que utiliza um algoritmo refinado para auxiliar as prefeituras na gestão dos dados dos cidadãos. Esta plataforma coletaria os dados dos diferentes sistemas utilizados pelas diferentes áreas municipais para armazenar dados, como educação e saúde, selecionaria os dados mais recentes de cada cidadão e organizaria em uma única tabela todos estes dados atualizados. Por fim, essa ficha atualizada seria injetada automaticamente em todos os diferentes sistemas, garantindo que cada cidadão tivesse seus dados atualizados em todas as bases de dados da gestão pública”, explica o estudante do segundo semestre do curso Bacharelado em Design, Ítalo Sales de Oliveira, integrante da Data Fresh.

Ele relata que as prefeituras apresentaram a falta de uma boa integração e gestão de dados como uma “dor” muito presente nas tomadas de decisão da gestão pública, além do prejuízo que se torna para o cidadão nunca conseguir manter seus dados atualizados. “E ter que fazer isso pessoalmente muitas vezes não é possível para a maioria das pessoas”, argumenta o aluno do Câmpus. Também integrante da equipe vencedora e colega de Ítalo, Anna Clara Müller Padilha, o objetivo do Data Fresh é fazer com que as pessoas não tenham mais problemas relacionados a perda de dados.

Oliveira se diz impressionado e muito feliz em como a inovação é valorizada em Santa Catarina: “mesmo que muitas vezes possa parecer que uma solução é arriscada, não existe medo de realizar aquilo, desde que bem projetado, tudo é possível, o ambiente preparado para o Hackaton era excelente, uma infraestrutura realmente da mais alta qualidade, tudo para que estivéssemos o mais confortáveis possível”.

Para Ítalo participar de eventos e iniciativas como essa oportuniza contato com problemas reais. “Aprender coisas novas com pessoas extremamente competentes, e por fim, ter a oportunidade de aplicar, simultaneamente, tudo que foi aprendido no ambiente acadêmico, porém, num contexto muito realista e que exige muita maturidade e resiliência, é uma experiência como nenhuma outra. Se eu pudesse dar um único conselho para alunos de Design do IFSC seria participar sempre que possível de eventos como esse”, aconselha ele.

Segundo Anna, “a importância está em ter a oportunidade de ampliar conhecimento e ver na prática como funciona as aplicações do nosso trabalho, além de ganhar contato com uma variedade de pessoas de ramos semelhantes ou complementares”.

O produto foi apresentado para uma banca de negócios em um Pitch de cinco minutos. Além disso, aconteceu uma segunda apresentação para uma outra banca especializada, que avaliou a viabilidade técnica do ponto de vista tecnológico, jurídica e também financeira.

“Ter conquistado esta vitória com minha equipe nos tornou muito visíveis naquele ambiente e nos proporcionou a oportunidade de conhecer e interagir com diversos mestres da inovação tecnológica. Foi um privilégio poder conhecê-los e aprender com eles também, ensinamentos estes que com certeza levaremos pro resto das nossas carreiras. No aspecto pessoal, como participei como designer na minha equipe, percebi o quanto eu realmente me identifico como um projetista e não me vejo fazendo outra coisa pelo resto da vida. Foi incrível ver profissionais tão competentes de outras áreas como ciência da computação e administração, valorizando tanto a presença e a opinião dos designers, afinal no curso de design do IFSC, desde o primeiro dia de aula, somos ensinados a solucionar problemas da melhor maneira possível,  e assim o fizemos”, finaliza Ítalo, que ainda agradece: “gostaria também de ressaltar a importância que foi a própria instituição ter enviado representantes para o evento, foi muito mais interessante poder ver o incentivo que a própria instituição nos deu”.

O professor e pesquisador do Câmpus Florianópolis, Erwin W. Teichmann, também participou do evento como palestrante, discutindo sobre a conversão de carros a combustão para veículos elétricos.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.