O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sebrae SC esclarece questionamentos de alunos sobre empreendedorismo

ENSINO Data de Publicação: 25 abr 2019 07:57 Data de Atualização: 25 abr 2019 08:15

Encontrar as respostas para questionamentos como: o que precisamos saber antes de nos tornarmos um micro-empreendedor individual(MEI)? O que um MEI pode fazer? O que é ser um micro-empreendedor? "Todas essas questões perpassam por estudantes ainda em curso ou em vias de formatura e mercado de trabalho", ressalta a professora Maria Helena Alemany Soares, que organizou junto ao Sebrae SC, um momento no Câmpus Florianópolis-Continente para que os alunos dos cursos técnicos subsequentes em Guia de Turismo Regional Santa Catarina  e em Guia Nacional e América do Sul passassem a conhecer esse processo do indivíduo tornar-se um empreendedor. 

Juliana Grigoli e Januário Serpa apresentaram os temas Empreendedorismo em dois tempos e micro-empreendedor individual.

Juliana, de forma descontraída e dinâmica, abordou os conceitos de empreendedorismo e suas variações - empreendedorismo de negócios, intra-empreendedorismo e empreendedorismo social. Segundo ela, é preciso fortalecer o ecossistema empreendedor em Santa Catarina e abrir novas oportunidades de inserção dos profissionais recém-formados no mundo do trabalho. 

Januário, por sua vez, apresentou tudo que se faz necessário para que o indivíduo torne-se um micro-empreendedor individual (MEI). O também representante do Sebrae SC abordou estrutura de atendimento, clientes potenciais do Sebrae, potencial empreendedor, potencial empresário, produto curso rural, micro-empreendedor individual, micro-empresa e empresas de pequeno porte. 

Ele esclareceu para os alunos que um micro-empreendedor individual, registrando-se como MEI formaliza seu negócio com baixo custo e menor burocracia. 

Porém, alguns pré-requisitos são necessários como faturamento bruto anual de até R$ 81 mil, não ser sócio ou titular de outra empresa, não possuir filial, máximo um empregado e estar enquadrado em uma das 400 atividades permitidas por Lei. 

Além disso, dentre as vantagens de ser um MEI está a abertura rápida e gratuita da micro-empresa pelo site http://portaldoempreendedor.gov.br/, dispensa de escrituração contábil, missão de nota fiscal, sem obrigatoriedade de emissão de nota fiscal para venda a pessoas físicas, pagamento unificado e simplificado de impostos, e cobertura previdenciária. 

"O evento esclareceu e  incentivou os estudantes recém formados ou os que ainda estão em formação a empreender, a serem criativos e inovadores, perante o mercado de trabalho", finaliza Maria Helena. 

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.