Oficina do Fortei debate técnicas de estudos e gestão de tempo

EVENTOS Data de Publicação: 25 abr 2019 16:00 Data de Atualização: 25 abr 2019 16:53

Conciliar a rotina de estudo, trabalho e atividades de lazer parecem grandes desafios na vida da maioria dos estudantes. Esse foi o tema da oficina “Gestão do tempo e estratégias de estudos”, ministrada na tarde de quarta-feira, 24 de abril, pela pedagoga do Câmpus Lages, Simone Dulz, durante o  4° Fórum de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação (Fortei), realizado no câmpus nesta semana.

Você possui alguma rotina de estudos? Costuma dizer que não tem tempo de estudar? Que ler dá sono? Fica ansioso por não cumprir prazos ou estudar o suficiente para alguma avaliação? A oficina iniciou com estes questionamentos e apresentou técnicas de como melhorar a aprendizagem.

Cuidado com hábitos

A primeira dica foi listar as principais atividades que não acrescentam e ocupam grande parte do seu dia, como Whatsapp, Facebook e Instagram. Não é necessário cortar as atividades, mas regular o tempo que você gasta nelas.

A segunda dica é cuidar com a “decoreba” - ela auxilia na memorização de fórmulas, músicas, datas e orações, porém apresenta armadilhas, como ocupar parte da mente consciente (dificuldade de prestar a atenção em outra coisa quando está decorando algo). “Um exemplo é quando você vai no mercado pensando ‘pão, queijo, ovo…’ encontra um conhecido, conversa e depois pensa ‘pão, queijo e o que mesmo?’”, explica Simone. Outra armadilha é o prazo de validade: o conteúdo acaba sendo descartado porque é pensado para uma atividade específica, como uma prova.

Organização de estudos

Simone mostrou que planejar o estudo é eficiente para quem tem muitas atividades durante o dia. “Anotar o que você tem que fazer ajuda a controlar a ansiedade. Às vezes você pensa muito em uma atividade, para não esquecer, e acaba interferindo na realização de outras tarefas”, diz.

O local de estudo e a organização do material são importantes nesse processo segundo ela. A mesa voltada para uma parede evita distrações que podem acontecer se você estiver perto de uma porta ou janela. Recomenda prateleiras para separar as disciplinas, o que já foi estudado, o que precisa ser revisado e um calendário e plano de estudos sempre fáceis de visualizar.

Para as distrações, Simone indica soluções mais simples. Por exemplo, se o telefone tem chance de incomodar, desligue. Se a casa está desorganizada, arrume. Se está cansado, descanse. Depois realmente foque nos estudos.

Plano de estudos

O indicado é fazer a divisão dos dias que faltam até a prova pelo número de páginas para estudar e distribuir no tempo disponível de estudo por dia - assim não fica tanto conteúdo para um dia antes da avaliação. Os participantes da oficina puderam elaborar um planejamento para usar seu tempo através da descrição das suas atividades diárias e o tempo de cada uma, identificando pontos que podem ser melhorados no uso do tempo.

Entre as outras dicas, Simone sugeriu o uso de marca-texto colorido (um para cada tipo de informação), escrever o conteúdo a mão, escolher uma técnica de estudo (resumos, autoexplicação, táticas, equilibrar entre estudo e descanso, testes com suas próprias dúvidas), criar mapas mentais, estar bem alimentado, fazer atividades físicas e beber água. “Quando eu precisava apresentar algo sempre fazia meu irmão e minha mãe assistirem antes, se eles entendessem o que eu queria passar, já que não estudavam sobre aquilo, significa que eu havia compreendido o assunto, porque consegui passá-lo”, afirma Simone.

Durante a oficina os estudantes também tiraram dúvidas com a psicóloga do câmpus, Mariana Oliveira. “No decorrer da oficina surgiram questionamentos sobre emoções e sentimentos, como a ansiedade que acaba interferindo nas estratégias de estudo do educando. Eu, como parte da coordenação pedagógica, estou disponível no câmpus para avaliar, acompanhar e encaminhar situações dessa natureza”, diz.

EVENTOS CÂMPUS LAGES