O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Pint of Science: evento aborda ciência de forma descontraída

EVENTOS Data de Publicação: 03 mai 2019 16:14 Data de Atualização: 03 mai 2019 16:21

O Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science chega mais uma vez a Florianópolis nos dias 20, 21 e 22 de maio em dois locais: no Boteco Bacana, bairro Santa Mônica, e no Café Cultura, na Lagoa da Conceição.

O evento é realizado simultaneamente em 24 países e em 87 cidades no Brasil. O IFSC é uma das instituições parceiras em Florianópolis. Cientistas abordam palestras sobre temas variados e de forma descontraída. A entrada é gratuita, com início sempre às 19h. Alguns temas a serem abordados em Florianópolis são: 50 anos do pouso do homem na lua, nanotecnologia, Teoria da Evolução, buracos negros, radiação, inteligência artificial, entre outros.

O professor Marcelo Girardi Schappo, do Câmpus São José do IFSC, faz parte da comissão organizadora em Florianópolis. Segundo ele, eventos como esse são uma forma de prestar contas à sociedade sobre resultado de pesquisas científicas em instituições públicas. “Cabe ao cientista também doar seu tempo para ir à sociedade e mostrar os resultados obtidos e como a ciência tem sido desenvolvida atualmente”.

Além disso, afirma que a divulgação científica contribui para a formação cidadã: “só assim teremos cidadãos mais bem preparados para não se deixarem enganar por produtos e pessoas que tentam vender toda sorte de ideias charlatãs ou pseudocientíficas ou em benefício financeiro próprio ou que possam até mesmo colocar em risco a saúde da população, como os movimentos anti-vacinas e toda uma série de tratamentos sem fundamento científico”. Por isso, segundo o professor, a fórmula do Pint of Science vem dando certo, ao desmistificar a ciência e o cientista, levando a conversa para a mesa de bar.

Veja a programação completa no site do evento

O que é:

O festival Pint of Science acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, estamos em primeiro lugar com 87 cidades recebendo o festival. Em segundo está a Espanha, com 72.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.