Grupo de orientação auxilia estudantes do Câmpus Araranguá na escolha da profissão

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 13 mai 2019 12:30 Data de Atualização: 10 mai 2019 13:05

A escolha da carreira profissional é um momento de angústia para muitos estudantes prestes a concluir o Ensino Médio. Trata-se de uma decisão que envolve autoconhecimento, conhecimento sobre as diferentes carreiras e dimensionamento de todos os fatores que levam à escolha de uma profissão.

Nesta perspectiva, um grupo de orientação profissional vem atendendo estudantes de Ensino Médio Técnico  do Câmpus Araranguá. O trabalho vem sendo realizado pela psicóloga Julyelle Conceição, com dez estudantes de terceiro e quarto anos dos cursos técnicos em Eletromecânica e Vestuário. São dez encontros de uma hora e quinze minutos, realizados às segundas-feiras, após as aulas.

“Nos primeiros encontros, conversamos sobre tomada de decisão, porque não se trata de uma orientação vocacional, entendendo que a pessoa vem pré-determinada a seguir uma carreira. Há todo um trabalho processual para que os estudantes aprendam a estabelecer critérios para a tomada de decisão e também consigam identificar quais fatores influenciam nesta decisão”, explica Julyelle.

A psicóloga trabalha questões de autoconhecimento, permitindo aos estudantes perceberem suas próprias características, estuda as diferentes profissões e discute as possibilidades de escolha. “A ideia é que se tenha consciência do que está se fazendo, quais critérios estão utilizando para escolher a profissão, e não somente seguir a opinião de alguém. É preciso ter clareza sobre os motivos pelos quais está fazendo aquela escolha e o grupo tem esse foco”, complementa.

Estudantes com maior dificuldade podem agendar atendimentos individuais. Os resultados têm sido positivos. “Acompanhamos os alunos pelas redes sociais e percebemos que eles têm seguido profissões que de fato identificaram com aquelas de interesse, que atendem suas expectativas”, afirma Julyelle.

O grupo é voltado para estudantes do IFSC, mas as vagas para 2019 já estão fechadas. A intenção é retomar a experiência no primeiro semestre do ano que vem.

INSTITUCIONAL NEWS