Abertas inscrições para o 2º Torneio de Robótica Lego

EVENTOS Data de Publicação: 15 mai 2019 08:55 Data de Atualização: 15 mai 2019 09:02

Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para 2º Torneio de Robótica LEGO do IFSC, que será realizado durante o 8º Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão (Sepei). O evento acontece de 30 de julho a 1 de agosto, em Chapecó. Esse ano o tema da competição é Indústria 4.0, onde os estudantes devem pensar em soluções para centros de distribuição automatizados, com regras de segurança e controle de qualidade bem específicos.

O torneio é promovido pelo IFSC, em parceria da Associação Internacional de Desenvolvimento Tecnológico (AIDTEC) e com a equipe de robótica Magic Island (FRC5800). O objetivo é estimular a proatividade, o trabalho em equipe e a criatividade dos participantes.

A primeira edição do torneio aconteceu durante o Sepei 2018, onde os estudantes tiveram que solucionar desafios relacionados à Segurança no Trânsito. Cristian Pessatti, de 16 anos, estudante do Ensino Médio Técnico Integrado de Informática do Câmpus Gaspar conta como a participação no torneio no passado aumentou o interesse pela robótica, inclusive inspirando na criação do projeto Robotifsc. “Foi uma experiência totalmente nova pra gente. Nós nunca tínhamos tido contato com a robótica e depois da competição nós decidimos que queríamos nos aprimorar nessa área. Nós estamos bem ansiosos para o torneio e para o Sepei desse ano, já que aprendemos várias coisas desde a última edição e estamos com novos projetos para apresentar”, contou.

Inscrição

As inscrições devem ser feitas através do formulário até 30 de maio. As 10 (dez) primeiras equipes inscritas serão homologadas, respeitando o critério de seleção do número de equipes por câmpus, que prevê o máximo de duas equipes para cada câmpus. Caso haja mais vagas do que equipes inscritas, poderão ser aceitas mais de duas equipes por câmpus.

Não é necessário nenhuma experiência para participar do torneio. O único pré-requisito é que cada time possua à disposição um kit de Lego Mindstorms EV3. As equipes selecionadas passam a compor a delegação Sepei 2019 do respectivo câmpus, tendo custeio do IFSC para transporte, alimentação e hospedagem.

Desafio

No dia 6 de junho será divulgado o desafio e o regulamento completo do torneio, assim como todo o material necessário para nortear as equipes participantes. As inscrições podem ser feitas através do link e em caso de dúvidas, basta acessar o regulamento de pré-inscrição ou entrar em contato com o mentor da competição Gabriel Ferreira Mees, através do fone (48) 99650-8187.

EVENTOS NEWS