"IFSC Brincando" tem programação para crianças e adultos no Câmpus Palhoça Bilíngue

EVENTOS Data de Publicação: 22 mai 2019 20:23 Data de Atualização: 23 mai 2019 16:31

Mostrar a importância das brincadeiras para crianças de todas as idades e também para os adultos é o objetivo de um evento que será realizado no sábado, 25 de maio, no Câmpus Palhoça Bilíngue. O projeto de extensão “IFSC Brincando” é organizado por professores e estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português vai trazer durante a manhã do sábado (das 9h às 12h) programação que inclui brincadeiras tradicionais (roda, pé-de-lata, corrida de saco, entre outras), contação de história, pintura, oficinas e piquenique coletivo, tudo gratuito e aberto à comunidade.

O Câmpus Palhoça Bilíngue fica na Rua João Bernadino da Rosa, no bairro Pedra Branca, ao lado da fábrica de água mineral Font Life. Para entrar no câmpus no sábado e participar das atividades, basta se identificar na portaria. O “IFSC Brincando” faz parte da programação oficial da Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa da Aliança pela Infância, movimento internacional por uma infância digna e saudável. O tema da Semana é “O brincar que abraça a diferença”, o que torna-a mais próxima da proposta do curso de Pedagogia Bilíngue e do próprio câmpus, especializado em educação de surdos.

A professora Eliana Cristina Bär explica que a programação é voltada para toda a família. “A ideia é que as famílias brinquem junto. Os adultos também serão convidados a participar. Nosso desafio é fazer com que percebam a importância do brincar”, comenta.

Outro desafio que o “IFSC Brincando” trouxe para os estudantes do curso de Pedagogia Bilíngue que fazem parte dele foi o de pensar em brincadeiras para crianças de várias idades, desde bebês a pré-adolescentes, e sem direcioná-las, ou seja, dando espaço para a criatividade e participação das crianças. “Os adultos, incluindo os professores, se distanciam do brincar ao longo do tempo”, destaca Eliana, acrescentando essa como uma dificuldade adicional, já que os estudantes da licenciatura serão futuros professores e terão que trabalhar com crianças.

A programação e mais informações sobre o IFSC Brincando estão disponíveis na página do evento no Facebook. Outras edições estão programadas para 15 de junho, também no IFSC, e 6 de julho, na escola municipal Roda Viva, no bairro São Sebastião, em Palhoça.

EVENTOS EXTENSÃO