Empresas juniores participam de congresso em Araranguá

EXTENSÃO Data de Publicação: 05 jun 2019 08:34 Data de Atualização: 05 jun 2019 15:08

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) marcou presença no  Congresso Catarinense de Empresas Juniores (ConCEJ). O evento, realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho em Araranguá, reuniu mais de 300 universitários para quatro dias de palestras e trocas de experiências sobre o universo empreendedor.

O ConCEJ é um evento da Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc), e que nessa edição teve como tema “Viva o Sonho, Faça História”. O congresso é um dos eventos anuais do Movimento Empreendedorismo Júnior, parceiro do IFSC, para discutir tendências, analisar os cenários de cada uma das áreas das empresas, estudar estratégias de marketing, qualificar os processos, além de realizar a integração e troca de experiências entre as EJs.

As cinco empresas juniores federadas, formadas por estudantes de graduação do IFSC, estiveram presentes. A MAJ (Mecatrônica e Automação Júnior), empresa dos estudantes de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma, participou com três integrantes: Marcos Welliton Daros, Luiz Fernando Anacleto e Daniel Delano dos Santos. A iModaJr, empresa júnior do curso de Design de Moda do Câmpus Araranguá, também participou com oito integrantes. Além deles, a professora Letícia Cúnico, orientadora da empresa, participou da palestra de abertura contando sua experiência como fundadora de uma empresa júnior, ainda como estudante de Moda na Udesc, e o momento atual das empresas juniores.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, André Dala Possa, participou do evento e ressalta a importância do Movimento Empresa Júnior para a formação dos alunos no Instituto Federal. “É perceptível a diferença de um aluno que faz parte de uma empresa júnior. O estudante que participa de uma EJ tem uma atuação focada nas demandas sociais, desenvolvendo atitudes, habilidades e competências de maneira muito mais rápida”, explicou.

Para o estudante de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma, Luiz Fernando, “participar do movimento das empresas juniores nos traz três grandes oportunidades: empreender, conhecer pessoas e aplicar a parte técnica. Mas o mais importante é conhecer pessoas, estabelecer contatos e expandir nossas fronteiras. O evento foi muito importante para isso”.

A MAJ conta atualmente com 15 integrantes. A empresa júnior atua com projetos e consultorias em automação. Já a iModaJr atua com eventos e consultoria, auxiliando lojas e confecções a solucionar problemas como falhas nos processos criativos, desalinhamento com tendências e erros de gestão.

“Foi uma experiência incrível. O evento foi transformador e vai nos ajudar a elevar o nível de engajamento do time. Todo mundo voltou ainda mais animado”, diz Sandro Hendler, membro da iModaJr.

Associação civil sem fins lucrativos e com finalidades educacionais, a empresa júnior promove o empreendedorismo e a qualificação na formação dos estudantes. O faturamento é revertido no desenvolvimento da empresa e na qualificação de seus integrantes.

Federação

Uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, que trabalham de maneira voluntária. Atualmente o IFSC possui 21 EJs, sendo 16 iniciativas e 5 EJs Federadas (Lamp, Eumeca, iModa, Tríade e MAJ).

Para ser considerada uma EJ Federada, as empresas precisam cumprir uma série de requisitos, como estatuto, plano de negócio e CNPJ. André destaca que a intenção do IFSC é ajudar as iniciativas a se tornarem EJs federadas. “O nosso objetivo agora não é apenas ajudar na criação de novas EJs, mas também auxiliar as EJs e iniciativas já existentes a se tornarem federadas através de editais de aceleração”, explicou.

Workshop no Sepei

Durante a oitava edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) que será realizado dos dias 30 de julho a 1º de agosto em Chapecó, acontecerá o 2º Workshop de Empreendedorismo Júnior. Todas as EJs e iniciativas estão convidadas a participar do Workshop. Inscrições e mais informações, estarão disponíveis em breve no Portal do IFSC e no site do Sepei.

EXTENSÃO NEWS