Encceja registra recorde de inscrições: são 2,9 milhões neste ano

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 05 jun 2019 09:51 Data de Atualização: 05 jun 2019 10:01

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (4) o número recorde de 2.973.375 inscritos para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019.

O número é 75% maior que em 2018, quando o exame teve 1.695.607 inscritos. As provas serão aplicadas em 25 de agosto, durante a manhã e a tarde, em 611 municípios brasileiros. As inscrições para o ensino médio foram maioria: 2.331.799, ou 78,4% do total. Os inscritos para as provas do ensino fundamental somam 641.576, ou 21,6%. O exame é gratuito.

O Encceja é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada. Há provas para certificação do ensino fundamental e do ensino médio. Para participar, basta que o candidato tenha a idade mínima exigida para cada etapa: 15 e 18 anos, respectivamente, na data de aplicação do exame.

Pela primeira vez, o edital tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível no canal do Inep no YouTube.

Provas

O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. Só obtém o certificado quem consegue a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas, mais a dissertativa. No momento da inscrição o participante precisou selecionar provas que pretende fazer. Para quem já participou de outras edições do Encceja e obteve nota suficiente em alguma das provas, basta fazer as que faltam.

Certificação ou Declaração de Proficiência

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio.

Quem conseguir a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à declaração parcial de proficiência.

Encceja Exterior e PPL

O Inep aplica o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no Brasil e no exterior. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e terá seu edital publicado ainda em junho.

A aplicação para pessoas privadas de liberdade também ocorre tanto no Brasil, quanto em outros países, nesse caso em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

GOVERNO FEDERAL NEWS