Pular para o conteúdo

Notícias

Próximos intercambistas embarcam em setembro

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 12 jun 2019 11:01 Data de Atualização: 12 jun 2019 11:19

De 155 inscritos, dez alunos foram selecionados para participar da 16ª edição do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie), sendo seis de cursos técnicos e quatro de cursos de graduação. Nesta terça-feira (11), eles participaram de uma reunião com a Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint) para receber orientações e tirar dúvidas antes do embarque, que será realizado em setembro. Os intercambistas ficarão três meses em instituições da Alemanha, Espanha, Finlândia e de Portugal para realizar projetos de pesquisa.

Para muitos estudantes, ser contemplado pelo Propicie representa a primeira viagem internacional. Este é o caso de Wagner Rodrigues Inácio Junior, do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Florianópolis. Aos 18 anos, o morador do Ribeirão da Ilha, bairro tradicional do Sul da Ilha de Santa Catarina, nunca passou tanto tempo longe da família. Ele irá participar de um projeto de pesquisa no Instituto Politécnico do Porto em Portugal e ficou muito feliz em ser selecionado. “Acho que é uma recompensa pelo meu esforço”, conta o aluno que sempre teve boas notas. Junto com a alegria, vem uma ansiedade pelos desafios que virão. “É uma mistura de tudo, a experiência de morar sozinho, de me virar em outra cultura, de participar de um projeto internacional”, relata.

Filho único, Wagner está recebendo muito apoio dos pais. Sua mãe, Márcia, inclusive quis vir junto na reunião para tirar dúvidas e poder ajudar ainda mais o seu menino. “Nunca viajamos para fora e precisamos de todas as dicas possíveis”, disse Márcia, orgulhosa da conquista do filho.

Dar dicas e orientações burocráticas é o objetivo da reunião que a Assint sempre faz com os alunos selecionados para o programa. Quem é da Grande Florianópolis, participou da reunião presencialmente na Reitoria. Três estudantes dos câmpus Chapecó e Lages participaram por videoconferência.

A assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais, Raquel Matys Cardenuto, orientou os alunos sobre a documentação necessária para a viagem e destacou o funcionamento do programa, em que os alunos não fazem disciplinas nas instituições estrangeiras, mas sim participam de um projeto de pesquisa que pode já estar em andamento ou sendo iniciado. “É um modelo de intercâmbio desenvolvido pelo IFSC e que virou referência”, salientou.

Parabenizando os contemplados, a assessora enfatizou a importância dos estudantes valorizarem a oportunidade recebida. “Vocês estão levando o nome do IFSC para fora”, afirmou.

Mais do que ser uma experiência para o aluno, a ideia é que o intercâmbio também traga retorno para o IFSC por meio do apredizado de quem viaja, que pode ser compartilhado em sua volta. O  intercambista Vitor Mileib Macieira, do curso superior em tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, já tem claro esse entendimento. “Vai ser bem interessante, porque vou poder aprender, mas a experiência também vai agregar conhecimento que vou poder trazer de volta para cá”, disse o aluno que irá participar de um projeto de pesquisa na Universidade de Deusto, na Espanha. 

Veja quem foram os estudantes contemplados no edital do Propicie 16:

  • - Luiza Tirelli Rehbein (Técnico em Informática/ Câmpus Chapecó) - Instituto Politécnico do Porto (IPP)/ Portugal 

  • - Thyago Valmor Heck (Técnico em Eletrônica/ Câmpus Florianópolis) -  Instituto Politécnico do Porto (IPP)/ Portugal 

  • - Julia Fernanda Werlang (Técnico em Informática/ Câmpus Chapecó) -  Instituto Politécnico do Porto (IPP)/ Portugal 

  • - Wagner Rodrigues Inácio Junior (Técnico em Eletroeletrônica/ Câmpus Florianópolis) -  Instituto Politécnico do Porto (IPP)/ Portugal 

  • - Bruno Joukoski Jalowski (Técnico em Química/ Câmpus Florianópolis) - Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)/ Portugal 

  • - Eduardo da Costa Ilha (Técnico em Química/ Câmpus Florianópolis) -  Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)/ Portugal 

  • - Vitor Mileib Macieira (CST em Gastronomia/ Câmpus Florianópolis-Continente) - Universidade de Deusto/ Espanha 

  • - Amanda da Silveira Dutra (Engenharia Civil/ Câmpus Florianópolis) - Instituto Politécnico de Setúbal/ Portugal 

  • - Leonardo Santiago Benitez Pereira (Engenharia Eletrônica/ Câmpus Florianópolis) -  HAMK – Hame University of Applied Sciences/ Finlândia

  • - Wagner Graciano Junior (Ciência da Computação/ Câmpus Lages) - Neubrandenburg University of Applied Sciences / Alemanha 

IFSC pelo Mundo

Neste momento, os alunos contemplados pelo Propicie 15 começam a retornar para o Brasil. Se quiser acompanhar a experiência dos alunos do IFSC no exterior, acesse o Blog dos Intercambistas. No Instagram, também é possível seguir a hasgtah #ifscpelomundo e ver registros dos alunos.

Quer fazer um intercâmbio?

Todo semestre, a Assint lança um edital com vagas para o Propicie. Se tiver interesse, acesse a página de intercâmbio para mais informações.

INSTITUCIONAL