O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

1º Congresso Nacional do Contestado inicia nesta quarta-feira em Caçador

EVENTOS Data de Publicação: 12 jun 2019 08:44 Data de Atualização: 12 jun 2019 08:50

Em organização conjunta entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), e Prefeitura Municipal de Caçador, inicia nesta quarta-feira (12) o 1º Congresso Nacional do Contestado, no município de Caçador. O evento, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), segue até sábado (15) com o registro de 865 inscrições, e tem ainda como parceiros a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), UEL, Unespar e Unoesc. 

O congresso, que ocorreria integralmente no Câmpus Caçador do IFSC e devido ao elevado número de inscrições, palestras e mesas redondas acontecerão no espaço de eventos da CDL Caçador no Parque das Araucárias, faz parte da “Semana do Contestado: um olhar científico para a história de um povo” e traz em sua programação 23 palestrantes de destaque na pesquisa científica sobre o Contestado. 

Apesar da abertura oficial estar agendada para o início da noite (19h), às 16h já ocorre uma videoconferência com o representante do Observatório Mundial Urbano para o Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Onu-Habitat), Eduardo López Moreno. A conferência de abertura, às 20h15, será com o escritor e professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Donaldo Schuler, vencedor do Prêmio Jabuti em 2004, ano em que também recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura. 

Até sábado serão apresentados, no Câmpus Caçador do IFSC, 80 trabalhos acadêmicos distribuídos em sete eixos temáticos. Lançamentos de livros, apresentações culturais e mesas redondas como “A população originária e o território: questão agrária e as raízes da superexploração na américa latina”, "Guerra do contestado: conflitos e transformações", e "Pontos de luz - resistência, luta e legado do povo caboclo". 

As Inscrições para ouvintes (até 12 de junho) e mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Mais

O evento faz parte da “Semana do Contestado: um olhar científico para a história de um povo”, composto por projeto que propõe a criação de uma agenda de reconhecimento e empoderamento acerca da história da região. O projeto faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema central é a “Ciência para Redução de Desigualdades”.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.