Bebida energética a partir da erva-mate vira tema de projeto de pesquisa

ENSINO Data de Publicação: 18 jun 2019 08:46 Data de Atualização: 18 jun 2019 08:59

Os potenciais da erva-mate para a produção de bebidas foram objeto de um projeto de pesquisa realizado no Câmpus Canoinhas. Sob orientação da professora Karine Marcondes, estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Alimentos investigaram formas de elaborar uma bebida energética a partir da erva-mate. O projeto, intitulado “Produção da Bebida Energética à base de Erva-Mate”, foi desenvolvido na unidade curricular de Projeto Integrador e aprovado em Edital Propidae.

Ao longo do projeto, foram desenvolvidas três formulações da bebida, com aceitação por parte dos degustadores que participaram da análise sensorial. Segundo professora Karine, a ideia para o projeto surgiu dos alunos, já que alguns têm familiares que atuam no ramo da erva-mate na cidade de Canoinhas e outra parte do grupo praticava academia.

"A erva-mate é notoriamente uma das culturas produzidas em Canoinhas e na região. O projeto, ao investigar seus potenciais de uso na produção de bebidas, visa a ampliar o leque de produtos, contribuindo para o desenvolvimento regional", justificam os estudantes Alex Linzmeier, Celine Eichniger, Larissa Correa Fuck, João Victor Tishler Nizer e Amabily Jurkir.

O projeto também apontou perspectivas de aplicação em ações futuras. "A erva-mate naturalmente possui cafeína em sua composição, é uma bebida bastante apreciada no Brasil e, portanto, a ideia é desenvolver a bebida energética de erva-mate, uma bebida pronta e refrescante para ser consumida gelada após a atividade física", explicam os pesquisadores, que realizaram o projeto no ano passado, no Complexo de Laboratórios de Tecnologia de Alimentos do Câmpus Canoinhas.

ENSINO NEWS