Equipe do Câmpus Florianópolis é finalista da Olimpíada Nacional de História do Brasil

ENSINO Data de Publicação: 24 jun 2019 11:38 Data de Atualização: 24 jun 2019 12:03

Apenas duas equipes de Santa Catarina estão classificadas para a grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). E uma delas é do Câmpus Florianópolis, que registrou também o melhor desempenho de todo o sul do país. No ano passado, alunas do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro também foram finalistas dessa iniciativa da Unicamp.

O formato da ONHB é original, abordando a história do Brasil a partir de documentos históricos, imagens, mapas e textos acadêmicos. Os estudantes devem interpretar as fontes através de pesquisas e debates para escolher a resposta. Além disso, antes da fase final, as equipes precisam realizar uma produção textual relacionada ao tema geral da edição. Neste ano, o tema envolvia as relações entre as leis, a justiça e a cidadania.

A 11ª edição iniciou com 18.500 equipes, e após seis fases online, apenas 314 foram convocadas para a grande final, em Campinas (SP), sendo a equipe "Vividu", composta pelos alunos Maria Eduarda Lewandowski, da turma 211, Victor da Silveira, da turma 414, e Victória Firmino, da turma 321, uma delas.

É a primeira vez que o Câmpus tem uma equipe classificada para a final. Das 12 equipes do Câmpus Florianópolis que se inscreveram, uma foi convocada para a final, oito foram até a 6ª fase online e três chegaram até a 4ª fase online.

A etapa final da Olimpíada acontece dias 17 e 18 de agosto, em Campinas (SP).

Sobre a Olimpíada de História

A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas (SP). As provas são realizadas durante as etapas, com duração de uma semana cada, pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos.  As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas. Podem participar alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

ENSINO NEWS