Pular para o conteúdo

Notícias

Projeto Arte Educação será apresentado no 37º Seurs

EXTENSÃO Data de Publicação: 03 jul 2019 12:42 Data de Atualização: 03 jul 2019 12:47

Nesta quinta-feira (04), o projeto de extensão Arte Educação do Câmpus Garopaba será apresentado no 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs). Com o tema "Extensão e Inovação", o evento está sendo realizado no Câmpus Universitário Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O projeto de Garopaba é um dos quatro do IFSC selecionados para apresentações orais no Seurs deste ano.

A coordenadora do projeto,  Sandra Beatriz Koelling, explica que o projeto Arte Educação surgiu em 2015 para preencher uma lacuna em relação à extensão voltada às modalidades artísticas. Seu objetivo é fomentar a cultura de forma ampla, estimulando o acesso, a criação, a produção, a circulação, a promoção, a difusão, o consumo, a documentação e a memória das artes em suas diversas manifestações.

Desde que iniciou como um grupo de canto, o projeto já promoveu atividades de teatro, dança, mostra de talentos, concurso de desenho, fotográfico e de poesias, contação de histórias em escolas de Educação Infantil, declamações no início do ano letivo e na Garopa Literária e grupo de maracatu. “O projeto caminha em direção ao interesse dos estudantes que não possuem um espaço voltado às atividades artísticas nas aulas regulares”, explica a professora. “Após três anos, percebe-se que as ações estão sendo ampliadas, com mais membros ingressando na equipe executora, tanto servidores quanto estudantes bolsistas”, complementa Sandra.

Mais do que uma atividade prazerosa para os participantes, o projeto tem gerado um maior envolvimento da comunidade com o IFSC e também do estudante com o ensino. “É notável o desenvolvimento da expressividade no uso da linguagem e de atitudes como autonomia, por serem os estudantes os protagonistas das ações de extensão do projeto”, destaca a professora.

EXTENSÃO CÂMPUS GAROPABA