Curso técnico em Enfermagem comemora 25 anos

ENSINO Data de Publicação: 02 ago 2019 14:29 Data de Atualização: 02 ago 2019 14:45

Desde 1994, muita coisa mudou na prática da enfermagem para melhoria da qualidade do cuidado e da segurança do paciente. A lei que proíbe a reutilização de seringas e agulhas em aplicações, por exemplo, é de 1996. Além de acompanhar toda esta evolução, o curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville também sofreu e provocou muitas mudanças, chegando aos 25 anos com motivos de sobra para comemorar e disposição para enfrentar novos desafios, como o início da graduação em Enfermagem. A primeira turma do bacharelado começou as aulas no dia 29 de julho.

“O momento é de celebrar e de sermos gratos pelo tanto que se contribuiu nestes 25 anos para a área da saúde de Joinville”, destacou a coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Débora Rinaldi Nogueira, durante cerimônia de comemoração, realizada no dia 8 de julho. “É importante reconhecer o quanto o curso contribuiu para transformar seus alunos e transformar a comunidade”, completou a coordenadora da área de Saúde e Serviços, Carla Simone Leite de Almeida.

“Joinville só tem a agradecer. A qualidade do curso é resultado do corpo docente que o IFSC tem. Quem ganha é o nosso paciente”, enfatizou o diretor executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Douglas Calheiros Machado. “Temos um curso reconhecido porque aqui se plantou uma semente e se fez uma aposta de ter um curso técnico forte e bem estruturado. As dificuldades não fizeram pessoas desanimadas”, lembrou o diretor do câmpus, Valter Vander de Oliveira.

Para a diretora de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC, Elisa Flemming Luz, o bacharelado em Enfermagem é um passo a mais para o qual o grupo de docentes se capacitou e se fortaleceu para conquistar. “Estamos vivenciando e observando o quanto profissionais como vocês podem fazer de diferença neste país”, ressaltou.

Primeiro curso da área de saúde da rede técnica federal, o técnico em Enfermagem enfrentou muitas dificuldades para encontrar seu lugar numa cultura de indústria que dominava a rede de educação profissional, científica e tecnológica, então com 85 anos de atuação. Atualmente, conforme a plataforma Nilo Peçanha, são 49 cursos técnicos em Enfermagem na rede, dos quais oito no Sul do Brasil - dois no IFSC, no Câmpus Joinville e no Câmpus Florianópolis.

O curso

O curso técnico em Enfermagem é ofertado na modalidade subsequente, ou seja, o aluno deve ter o ensino médio completo para fazer o curso, que tem quatro semestres de duração, com 1.800 horas/aula.

O curso atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença; colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias; promove ações de orientação e preparo do paciente para exames; realiza cuidados de enfermagem, tais como curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros; e presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

O profissional formado pode atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

Se quiser receber uma mensagem quando estivermos com inscrições abertas, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse.

ENSINO CÂMPUS JOINVILLE NEWS