Curso ensina como poda correta pode aumentar produtividade de vinhedos

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 16 ago 2019 08:24 Data de Atualização: 16 ago 2019 08:33

Como aumentar a produtividade dos vinhedos sem comprometer a qualidade das uvas produzidas? A resposta pode estar em um procedimento bem simples – a poda, como aprenderam os 43 participantes do curso de Poda da Videira, realizado pelo Câmpus Canoinhas, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas.

Com quatro horas de duração, o curso abordou, de formas teórica e prática, assuntos relacionados à importância da poda, como objetivos, tipologia, fertilidade de gemas, quebra de dormência e manejo. “Um dos grandes objetivos do curso é capacitar produtores, estudantes e técnicos, buscando otimizar e aumentar a produtividade dos vinhedos, sem comprometer a qualidade”, explica professor Douglas André Würz.

De acordo com professor Douglas, a região tem grande potencial no cultivo da videira, mas se observa uma baixa produtividade dos parreirais existentes e um dos motivos está relacionado ao tipo de manejo adotado nas propriedades. “Estamos trabalhando com a capacitação dos produtores para fazer com que a viticultura se consolide como uma importante fonte geradora de renda e emprego na região do Planalto Norte”, destaca.

Para o estudante Alcemir Nabir Kowal, do curso superior de Agronomia do Câmpus Canoinhas, e para o produtor de uvas, Johann Chupel, o curso atingiu seus objetivos. “Achei de grande valia este curso, pois tirei muitas dúvidas e quero participar de outros como este. Foi nota 10”, enfatiza Chupel, que também é gerente de uma cervejaria em Papanduva. “A importância está na valorização do cultivo local de videiras, capacitando os produtores sobre melhores técnicas de poda para cada tipo de manejo”, ressalta o estudante de Agronomia.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS