O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Codir, Future-se e Reditec

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 23 ago 2019 17:16 Data de Atualização: 24 ago 2019 10:04

Olá!

Começamos a semana com mais uma reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, na segunda-feira. A pauta predominante foi orçamento. Estamos trabalhando em rede para garantir que todos os câmpus consigam manter suas atividades.

Nossa expectativa era que mais uma liberação orçamentária ocorresse ainda em agosto mas nos foi sinalizado que deve ocorrer somente no início de setembro. Recebemos até agora liberação de 58% do orçamento total do IFSC e restam 4,8% não bloqueados. Aguardamos ainda o desbloqueio para podermos executar as ações deste ano letivo. 

O Governo Federal sinaliza que o corte final será de 20%. Se for isso, conseguiremos terminar o ano, mas com dificuldades e algumas atividades prejudicadas. Estamos trabalhando para priorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e esse tem sido nosso compromisso com os estudantes. A reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Reuniões nos câmpus: Future-se

Na quarta-feira, estive no Câmpus Criciúma para conversar com alunos e servidores. Ontem fui ao Câmpus Florianópolis. Falei sobre o contexto que estamos vivendo e, principalmente, do programa Future-se, apresentado pelo MEC em julho. 

Tentamos esclarecer algumas dúvidas dentro do possível, já que, como já comentei, muitos pontos não estão claros pra gente também. Defendemos um debate coletivo e esses momentos nos oportunizam a discussão. A consulta pública sobre o programa foi prorrogada e não há previsão de prazo para que as instituições façam a adesão ao programa, pois como eu disse na semana passada  tudo vai depender da forma de tramitação do projeto de lei, no Congresso Nacional. Nossa articulação é para que haja mais debate e que muitas questões possam ser mais esclarecidas. Esperamos, inclusive, que a proposta não avance no Congresso para que possa ser modificada e explicada de forma melhor, pois como está colocada não nos atende e ainda coloca em risco nossa autonomia. 

De toda forma, se tivermos que tomar a decisão de aderir ou não, esta não será uma decisão por câmpus. Será uma decisão do IFSC como um todo, após amplo debate, e que deverá passar por todas as instâncias do IFSC, conduzido esse processo pelo Conselho Superior, nosso órgão máximo e deliberativo.

Reditec

Tivemos uma semana de expectativa, aguardando a liberação, pelo MEC, do recurso para a realização da 43ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec. Felizmente, tivemos o sinal positivo e, portanto, está confirmado o evento de 9 a 13 de setembro aqui em Florianópolis.

Eu já comentei algumas vezes sobre a Reditec por aqui, que está sendo organizada neste ano por nós e pelo Instituto Federal Catarinense, o IFC. O tema é "Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional".

Faremos um evento menor, com uma previsão de 400 participantes. Apesar do difícil contexto que estamos vivendo, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, decidiu manter a realização da reunião, entendendo que é um momento necessário de debate e de unir forças para defender o que fazemos.

Outros assuntos:

- Sinasefe-SC: Na terça-feira, tive uma reunião com representantes do Sinasefe-SC. Estamos negociando a questão das paralisações dos servidores. Avançamos em alguns pontos e, em outros, estamos vendo como tratar a reposição tendo em vista questões legais.

- Fórum de fiscais e gestores de contratos do IFSC:  participei ontem da abertura da capacitação do fórum. É sempre muito bom contar com o trabalho e a dedicação de nossos servidores. Ressaltei a importância do trabalho deles não só na fiscalização, mas indicando onde podemos melhorar, lembrando que a nossa atuação em rede faz toda diferença na gestão do IFSC. 

- Formaturas: No sábado passado, participei das solenidades de formatura do Câmpus São José. Participar de formatura é sempre revigorante! Percebemos nossa importância enquanto instituição e nos motivamos a seguir lutando por uma educação pública e de qualidade. Aliás, estamos tendo formaturas em vários câmpus. Desejo sucesso a todos os nossos formandos e agradeço por terem escolhido o IFSC!

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.