Aluna viaja de avião pela primeira vez para participar do Propicie

CÂMPUS GAROPABA Data de Publicação: 22 ago 2019 09:08 Data de Atualização: 02 set 2020 11:43

Desde 2010, mais de 200 alunos do IFSC já tiveram a oportunidade de participar do programa de intercâmbio do instituto (Propicie). Para muitos, além de ser a primeira viagem para o exterior, é a primeira vez que andam de avião. Este foi o caso da estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Garopaba, Larissa Gremelmaier Rosa, que ficou três meses em Portugal, participando de um projeto de pesquisa no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Natural de Imbituba, a jovem mora em Garopaba desde pequena.  Quando soube que uma nova edição do Propicie estava com inscrições abertas, resolveu se candidatar pelo interesse na proposta de integrar um grupo de pesquisa. “Eu gosto muito de pesquisa, de trabalhar em um problema para encontrar sua solução e também sempre quis viajar, conhecer o mundo do qual faço parte. Então juntei o útil ao agradável e me inscrevi neste programa que me permitia fazer tudo isso”, conta.

De março a maio deste ano, Larissa integrou a equipe do projeto TheRoute, que reúne estudantes de várias áreas. O objetivo central do projeto é desenvolver um aplicativo multiplataformas que opere gerando rotas turísticas automáticas na região norte de Portugal. “Dentro do TheRoute me foi designada a parte de modificar e arrumar o front-end da aplicação mobile, o que significa que eu programava as páginas que seriam acessadas pelo usuário, isto é, aquilo que ele poderia ver dentro da aplicação para dispositivos móveis’, explica a estudante.

Durante o projeto, Larissa destaca que conseguiu colocar em prática tudo aquilo que aprendeu no curso e foi além. “Me vi capaz de aprender por conta própria novos conhecimentos, que muitas vezes foram necessários no desenvolvimento do projeto do qual fiz parte”, comenta.

A experiência de intercâmbio lhe trouxe ainda mais aprendizados. “Conheci muitas pessoas maravilhosas que sempre tento manter contato e, ainda por cima, pude presenciar culturas e visões diferentes de mundo que ampliaram a minha maneira de assimilar as coisas ao meu redor, ressalta.

E para a menina que até então nunca tinha viajado para o exterior, Larissa voltou ao Brasil com uma bagagem cultural enorme. Além de viajar por Portugal, ela conseguiu conhecer cidades na Itália, França e Espanha. “Por meio do intercâmbio, eu consegui ver aquilo que eu sabia e o que eu precisava aprender, pude vivenciar coisas novas e trazer de volta a minha terra uma bagagem cultural muito maior do que aquela que eu possuía antes”, avalia.

No futuro, Larissa sonha em ser pesquisadora. Para isso, seu objetivo é iniciar uma faculdade no ano que vem. “O curso que quero fazer é Informática Biomédica na UFPR ou na UFCSPA, pois são as únicas faculdades da região sul federais que possuem esse curso”, planeja.

Leia o relato da Larissa sobre sua experiência também no Blog dos Intercambistas.

Para quem tem dúvidas sobre participar do Propicie, Larissa se junta aos participantes que recomendam o programa. “O Propicie é uma oportunidade única de aprender sobre autonomia, sobre sua área de trabalho e sobre diversas culturas”, destaca.

A próxima turma do Propicie já foi seleciona e embarca em meados de setembro. Para informações sobre novos editais, acesse a página de intercâmbio estudantil.

Se quiser acompanhar outros relatos de quem já participou do programa, leia o Blog dos Intercambistas. A IFSCTV produziu também reportagens com alunos do IFSC que tiveram experiências no exterior e que podem ser assistidas aqui.

CÂMPUS GAROPABA NEWS