Curso atualiza profissionais do centro cirúrgico do Hospital Regional em Joinville

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 30 ago 2019 12:38 Data de Atualização: 02 set 2019 14:58

Por meio de um projeto de extensão, o Câmpus Joinville desenvolveu um curso sobre segurança do paciente em centro cirúrgico em parceria com o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, visando à atualização profissional e ao emprego das melhores práticas em saúde. Participaram da atividade 42 profissionais de saúde e seis alunos extensionistas voluntários do curso técnico em Enfermagem.

Ministrado pelas professoras Luciana Mazon, Cinthya Yara Blank e Marlete Scremim, o curso teve uma carga horária de 24 horas e oito oficinas temáticas: aspectos éticos e legais da assistência ao paciente cirúrgico; sistematização da assistência de enfermagem perioperatória; assistência de enfermagem no período perioperatório (pré, trans e pós-operatório); segurança do paciente em ambiente cirúrgico (Protocolo de Cirurgia Segura); instrumentação cirúrgica; biossegurança das infecções de sítio cirúrgico; assistência de enfermagem às intercorrências cirúrgicas; e gestão e gerenciamento da unidade de centro cirúrgico.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem que coordenou o projeto, Luciana Mazon, o centro cirúrgico é local de destaque dentro do ambiente hospitalar, não apenas pela elevada densidade tecnológica, mas por ser um cenário de alto risco, onde os processos de trabalho se constituem em práticas complexas, interdisciplinares, com forte dependência da atuação individual e da equipe. “O cuidado seguro hospitalar em centro cirúrgico reflete a qualidade da assistência prestada, o que sinaliza a necessidade de educação continuada e permanente no âmbito da saúde”, justifica professora Luciana.

A proposta de educação permanente atende inclusive determinação da Portaria Interministerial 285, de 24 de março de 2015, que redefine o Programa de Certificação de Hospitais de Ensino, segundo explica o enfermeiro do Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional, em Joinville, Astrogildo do Amaral. Pelo documento, “educação permanente é a proposta político-pedagógica que coloca o cotidiano do trabalho ou da formação em constante análise, construindo-se espaços coletivos para a reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no cotidiano, sendo o objeto de transformação o sujeito no processo de trabalho, orientado para melhoria da qualidade da atenção à saúde”.

“O curso de atualização em centro cirúrgico, que teve como objetivo maior a oferta de educação continuada aos profissionais do centro cirúrgico e centro cirúrgico ambulatorial, instrumentando-os para a assistência de enfermagem pautado em novos paradigmas de assistência nesses locais de trabalho, correspondeu plenamente às expectativas de todos os envolvidos”, assegura enfermeiro Gildo.

O resultado do trabalho foi apresentado no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), realizado de 30 de julho a 1º de agosto, em Chapecó, com o título Educação em saúde: estratégia para a segurança do paciente em centro cirúrgico, categoria DT 2 - Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo.

CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS