O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Reditec 2019

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 13 set 2019 18:08 Data de Atualização: 13 set 2019 18:20

Olá!

Passei toda a semana envolvida na 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec, que começou na segunda-feira, terminou ontem, e teve como tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”. Fomos os anfitriões do evento, que foi realizado no nosso Câmpus Florianópolis-Continente e, por isso, estive muito envolvida, desde a organização até agora, na sua execução e na recepção dos dirigentes e convidados.

Organizamos esta edição da Reditec junto com o Instituto Federal Catarinense, o IFC, depois de muita incerteza se conseguiríamos realizar o evento, como vocês acompanharam por aqui. E foi gratificante ver o que conseguimos fazer, apesar de todas as dificuldades. A presença de cerca de 500 dirigentes da nossa Rede Federal, um número bem menor do que nos últimos anos diante da crise orçamentária, mostrou a união, a força e a solidariedade das nossas instituições. Agradeço ao Conif por insistir na promoção do evento mesmo com o atual cenário.

Tivemos uma programação muito rica e com convidados que nos fizerem refletir de maneira profunda sobre diversas temáticas necessárias para nossa gestão, o que gerou debates bastante qualificados. Conseguimos mostrar como a Rede está hoje, nosso contexto e pensar no futuro. Percebemos que além de defender nossa atuação, precisamos ser inovadores e que a inovação é essencial para a nossa sobrevivência enquanto instituto de educação, ciência e tecnologia.

Infelizmente, temos vivido esta crise orçamentária dentro de um contexto político e econômico difícil, mas também temos que perceber a crise como uma oportunidade para sermos críticos e criativos. Depois desses dias intensos na Reditec, meu sentimento é de que nós, gestores, voltamos para nossas instituições ainda mais motivados a enfrentar os desafios e com mais conhecimento para colocar em prática as estratégias necessárias para seguirmos avançando e mostrando o valor e a força da Rede Federal para a sociedade.

Compartilho aqui a carta final da 43ª Reditec, um documento que traz um resumo do nosso evento e do que ele representou. Para quem quiser entender melhor tudo o que aconteceu, deixo o link para as notícias publicadas no site do evento.

Quero agradecer, em especial, aos servidores e alunos do Câmpus Florianópolis-Continente que foram primorosos na recepção dos participantes. E quero parabenizar aos nossos servidores envolvidos na organização e na cobertura do evento!

Terminamos o evento já com os próximos locais de realização das edições futuras. A Reditec 2020 será realizada no Pará, com organização do Instituto Federal do Pará, e a Reditec 2021 será no Mato Grosso do Sul, com organização do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.

Outros assuntos

- Reunião Conif: Na segunda-feira, aproveitando a presença dos dirigentes em Florianópolis, realizamos na nossa Reitoria a 99ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. O destaque foi a Campus Party, um dos principais acontecimentos tecnológicos da atualidade no Brasil e em diversos países. Recebemos o gerente de Conteúdos e Comunidades do evento, Thalis Antunes de Souza, e encaminhamos que iremos elaborar um termo de cooperação entre o Instituto Campus Party e o Conif com o objetivo de promover diversas ações para dar visibilidade aos projetos desenvolvidos nas instituições por professores e alunos da Rede Federal.

- Licenças para capacitação e afastamentos: Nesta semana, foi publicada pelo Governo Federal a Instrução Normativa nº 201/2019, que dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Já estamos acompanhando as mudanças nas regras de licença para capacitação e afastamento para pós-graduação que afetam nossos servidores desde a publicação do Decreto nº 9.991 no final e agosto. Nossa Diretoria de Gestão de Pessoas está estudando as novas regulamentações e iremos discutir a IN na nossa reunião de gestão da próxima semana. Nosso trabalho é sempre de maneira a favorecer a qualificação dos servidores, entendendo que isso traz resultados para nossa instituição e para a sociedade. É com este olhar que estamos estudando as mudanças e, em breve, divulgaremos mais informações para nossos servidores. Já adianto que o decreto está sendo discutido no âmbito do Conif também.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.