O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Rádio C conquista segundo lugar no Prêmio de Inovação do IFSC

INOVAÇÃO Data de Publicação: 30 set 2019 12:22 Data de Atualização: 30 set 2019 12:57

A rádio escola do Câmpus Chapecó, conhecida como Rádio C, conquistou o segundo lugar no Prêmio de Inovação do IFSC. A competição está na terceira edição para estimular o desenvolvimento da cultura de inovação dentro do IF, além de disseminar boas práticas de gestão e facilitar o aprendizado dos estudantes. 

O projeto de Chapecó concorreu com outros 50 projetos inscritos na categoria sala de aula da competição. A pontuação final foi de 48,8 pontos, contra 50,6 do primeiro colocado (veja a tabela oficial). "Este prêmio significa o reconhecimento do excelente trabalho que está sendo realizado por toda a equipe de servidores e alunos do projeto da rádio. Também demonstra que o objetivo da rádio, que é realizar um trabalho pedagógico, interdisciplinar, com forte protagonismo de estudantes e professores e de um diálogo intenso com a comunidade interna e externa do IFSC, está sendo alcançado com sucesso", afirmam os servidores líderes do projeto no Prêmio, Sávio Maciel e Adriano Larentes da Silva. 

A Rádio C surgiu a partir do projeto de extensão Intervalo Cultural, em 2017. Uma das atividades previstas neste projeto foi a criação de uma rádioescola no câmpus e, a partir daí, foi formado um grupo de trabalho que criou, pensou e desenvolveu cada aspecto da rádio, inclusive conseguiu um bolsista e instalou os equipamentos no térreo do bloco C, ao lado da cantina do câmpus.

A programação conta com oito opções diversificadas, desde música até programas culturais, de história e de revisão de conteúdos de sala de aula: programas Chemistry, Conexão, Copa das Músicas, Historicizando, Juventude em Pauta, Music Space, O que rola no câmpus, e Undercover. Todos foram divulgados no formato podcast para a comunidade interna e externa do câmpus e também é possível acessá-los no site oficial da rádio.

"A intenção de inscrever o projeto no Prêmio foi que a comunidade interna e externa conhecesse o trabalho que estamos realizando desde 2017. Nos inscrevemos pois acreditamos que temos feito um trabalho bastante inovador no estado e no âmbito dos Institutos Federais. Além disso, foi uma forma de termos um reconhecimento institucional em relação ao nosso trabalho", destacam os professores.

Além de um reconhecimento, a premiação e a participação nesse processo permitiu que o trabalho desenvolvido no Câmpus Chapecó ficasse ainda mais conhecido, dentro e fora do IFSC. Para a etapa de votação do público, os integrantes da rádio passaram em todas as salas de aula e divulgaram o que têm feito. Além disso, com o auxílio do Facebook, alcançaram diversas pessoas e instituições em todo o Brasil: foram mais de 1250 curtidas, 100 comentários, 134 compartilhamentos e mais de 2 mil visualizações do vídeo produzido. "Esse foi o principal ganho de todo esse processo", finaliza Adriano.

 

Quer escutar a Rádio C? Acesse o site oficial.

 

ENSINO EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ INOVAÇÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.