O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

110 anos de IFSC e Codir

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 27 set 2019 17:34 Data de Atualização: 27 set 2019 17:44

Olá!

Nesta semana, comemoramos os 110 anos do nosso Instituto Federal e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para marcar uma data tão importante, tivemos várias comemorações.

Na segunda-feira, 23 de setembro – que é o dia oficial da nossa criação como Escola de Aprendizes Artífices de SC lá em 1909 -, foi realizada uma solenidade no Câmpus Florianópolis, nosso câmpus mais antigo. Aproveitamos o dia para lançar nosso novo vídeo institucional:


Na terça-feira, tivemos uma celebração na Reitoria com direito a bolo de aniversário. De noite, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina fez uma sessão especial homenageando nossos 110 anos de existência. A sessão foi proposta pela deputada Luciane Carminatti. Foram homenageados todos os dirigentes da história da instituição e também o servidor mais antigo do IFSC, Elpídio Lopes Guimarães, e o servidor mais antigo em atividade, Paulo César Siebert.

Como destaquei no evento, agradeço à Alesc pela homenagem nesse momento em que precisamos mostrar a nossa importância na luta pela educação pública de qualidade. Queremos continuar expandindo, dando oportunidade para todas as pessoas e reconhecer a nossa trajetória histórica é fundamental para projetarmos a instituição pro futuro com os desafios que temos pela frente. Foi muito emocionante participar desse momento, juntamente com nossos servidores e dirigentes, pois saímos fortalecidos para continuarmos lutando pela educação profissional pública, que tem feito a diferença na vida de tantas pessoas. 

Para quem quiser conhecer melhor a nossa história, recomendo a leitura do post desta semana do Blog do IFSC.

Codir

Nesta semana, tivemos mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os diretores-gerais de todos os nossos câmpus. Na segunda-feira, fizemos reuniões com as câmaras temáticas e participamos de uma capacitação sobre prevenção ao suicídio com a psicóloga Luana Lima, para conhecermos melhor sobre o tema e discutirmos nossa responsabilidade institucional. Esse é um tema difícil de abordar e muitas vezes nos sentimos impotentes diante de situações drásticas na vida de nossos jovens. Nossos psicólogos continuaram em capacitação na terça-feira, para termos mais subsídios no enfrentamento dessas situações. 

Na terça-feira, os principais pontos de pauta da reunião foram o decreto sobre capacitação, a alteração da nota mínima de graduação, os critérios de priorização de itens de infraestrutura e para distribuição de vagas de professores no PDI 2020-2024. Sobre o decreto que trata do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP),  estamos estudando e buscando mais informações para continuarmos valorizando e oportunizando capacitação e qualificação aos nossos servidores, tão necessárias para o avanço do IFSC. Esse tema será pautado na reunião do Conif e deveremos ter esclarecimentos e encaminhamentos para a nossa rede. 

Também avaliamos os 10 projetos que concorreram ao prêmio IFSC de Inovação e logo ao final da reunião foram anunciados os projetos vencedores do III Prêmio IFSC de Inovação, que contempla iniciativas desenvolvidas pelos nossos servidores na Gestão e na Sala de Aula. Parabenizo os vencedores e espero que possamos ter cada mais mais projetos com foco em inovação e que gerem melhorias para nosso Instituto. Sabemos que muitos servidores desenvolvem trabalhos muito bons no dia a dia e um prêmio como este acaba dando a chance de conhecermos e compartilharmos boas práticas.

Tivemos um problema técnico com a transmissão do Codir, que não pôde ser ao vivo, mas a gravação da reunião está disponível no nosso canal do YouTube. 

Outros assuntos:

- Eleições 2019: Nesta quinta-feira, a Comissão Central Eleitoral divulgou o regulamento do processo de consulta eleitoral para a escolha aos cargos de reitor e diretores-gerais dos câmpus do IFSC. O calendário eleitoral está disponível também, e a eleição será, pela primeira vez, em dois turnos, o primeiro no dia 13 de novembro e o segundo em 4 de dezembro. Teremos as maiores eleições da nossa história, com a escolha de direção-geral em 21 câmpus. Só no Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste não ocorre escolha de diretor, justamente por ser um câmpus avançado. Convido a comunidade acadêmica a participar deste momento democrático da nossa instituição!

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.