O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Agenda em Brasília

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 04 out 2019 18:04 Data de Atualização: 04 out 2019 18:33

Olá!

Passei a semana em Brasília, onde me reuni com os parlamentares da bancada catarinense e também com o secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec. Foi uma semana bem produtiva e tivemos retornos bem importantes para o IFSC. 

Na reunião com o secretário Ariosto Antunes Culau, tivemos a confirmação  de que foram liberados recursos para finalizar as obras do Câmpus Criciúma e do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, que estavam paralisadas depois que a empresa licitada abandonou os trabalhos. Precisávamos do recurso para retomar com as contratações. Já assinamos o contrato com as novas empresas e agora é preciso recuperar o tempo perdido neste ano, pois essas obras já deveriam estar prontas. Estávamos bastante preocupados e trabalhamos fortemente para viabilizar essa liberação. Agradeço à nossa Pró-Reitoria de Administração (Proad), que foi incansável nos trâmites e ajustes necessários para essa liberação.

Segundo indicação do secretário, teremos liberação de mais recursos de investimentos, ainda este ano, para compra de equipamentos, a partir das demandas apresentadas pelos câmpus. Também já estamos buscando apoio para as obras do ano que vem. Além da solicitação da descentralização dos recursos, também solicitamos o aumento do nosso banco docente e quadro de TAEs, pois o IFSC tem planejado muitos cursos que só poderão ser viabilizados com a liberação de códigos de vagas. Esse aumento está em negociação com o Ministério da Economia. 

Nesta semana, o MEC anunciou o desbloqueio de R$ 10.489.118,00 para nosso orçamento deste ano. O valor descongelado representa 15% do orçamento para nosso funcionamento em 2019.  Apesar da liberação, ainda temos um valor bloqueado de R$ 13 milhões, o que representa aproximadamente 18% do orçamento total do IFSC. Esse bloqueio ainda compromete a finalização do ano letivo, com as aulas práticas, por exemplo, tendo em vista que poderemos ter dificuldades em garantir insumos. Aguardamos para final de outubro a liberação de mais orçamento. Quero ressaltar aqui que, apesar das dificuldades, sempre priorizamos a sala de aula e os estudantes, garantindo o pagamento das bolsas assistência estudantil sempre em primeiro lugar! 

Reuniões com parlamentares

Tive uma agenda intensa de reuniões com deputados e senadores de Santa Catarina. Fui acompanhada dos diretores-gerais Lucas Dominguini, Daniel Carossi e Eduardo Evangelista, respectivamente, dos câmpus Criciúma, São Lourenço do Oeste e Jaraguá do Sul-Rau. Nosso objetivo foi solicitar emendas parlamentares para necessidades de investimento que temos. Apresentamos a lista de demandas de todos os câmpus do IFSC e, creio, teremos apoio em muitas delas. Alguns parlamentares sinalizaram com a inserção de emendas individuais no nosso orçamento de 2020 e todos declararam apoio para uma emenda de bancada, apesar de algumas prioridades do nosso estado, estamos bastante otimistas pois a educação deve ser prioridade para nosso país. 

Conseguimos nos reunir com os senadores Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello e também com os deputados federais Daniel Freitas, Fábio Schiochet, Geovânia de Sá, Ricardo Guidi, Darci de Matos, Hélio Costa, Rodrigo Coelho e Rogério Mendonça, o Peninha. Além de estarmos em contato com assessores de outros deputados que apoiam o IFSC nas demandas apresentadas.  

Os parlamentares foram muito sensíveis à causa da educação e acredito que teremos apoios já manifestados para melhoria nos câmpus. Diante do contexto que estamos vivenciando, receber recursos por meio de emendas é uma possibilidade que temos trabalhado, entendendo que é uma forma dos parlamentares darem um retorno também para a população catarinense.

Outros assuntos

- Pós-Graduação: Nesta semana, abrimos as inscrições para nossos cursos de especialização e mestrados. Vejam as informações no nosso site.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.