IFSC lança cartilha sobre PANCs

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 14 out 2019 12:51 Data de Atualização: 14 out 2019 13:52

Como parte do Programa de Segurança Alimentar do Estudante, a Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSC (DAE) acaba de lançar uma cartilha digital sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Além de apresentar algumas PANCs, o material traz exemplo de receitas que podem ser feitas com plantas comestíveis. Clique aqui para acessar a cartilha.

A nutricionista do IFSC, Karine Andrea Albiero, responsável pela publicação, explica que a ideia de desenvolver um material sobre PANCs veio a partir da descoberta de que 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece na próxima semana, teria como tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. “As PANCs entram como um microtema dentro de sustentabilidade e algo que vem sendo muito difundido nos últimos anos”, destaca. Almeirão-roxo, azedinha, capuchinha, taioba e ora-pro-nóbis são alguns exemplos de plantas comestíveis.

Em alguns câmpus do IFSC, já há estudos e atividades relacionadas às PANCs. Recentemente, duas alunas do Câmpus Gaspar ganharam uma menção honrosa no Congresso Brasileiro de Genética com um trabalho dentro dessa temática. No Câmpus Florianópolis-Continente, há pesquisas mais avançadas e até uma horta de PANCs.

Karine ressalta que a intenção é que a cartilha seja um ponto de partida para que alunos, servidores e comunidade em geral conheçam as PANCs. “ A partir do material, queremos criar esse movimento multiplicador para que os câmpus desenvolvam mais ações envolvendo as plantas alimentícias”, afirma.

A cartilha traz um alerta destacado também pela nutricionista do IFSC. Muitas das plantas que nascem em praças, calçadas, jardins e hortas não são comestíveis. “No caso de dúvidas, é importante que não se experimente e que se recorra ao apoio técnico, como a Epagri, por exemplo”, enfatiza Karine.

Desafio para os alunos

Para fazer com que os estudantes conheçam melhor as PANCs, a DAE criou um desafio pedindo que os alunos publiquem em suas contas do Instagram fotos de plantas que já consomem ou que encontraram em sua cidade, marcando o perfil do IFSC (@ifsc).

Assista à reportagem já produzida pela IFSCTV no ano passado sobre PANCs:

Aprenda a fazer uma salada e uma sobremesa com PANCs nestas receitas dadas pelas professoras Fabiana Mortimer e Alice Nogueira Novaes do Câmpus Florianópolis-Continente:

Alimentação saudável

Ações voltadas à alimentação saudável fazem parte do trabalho da Diretoria de Assuntos Estudantis do IFSC que, nos últimos anos, tem desenvolvido campanhas no mês de outubro – quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação (16). Em 2017, a DAE promoveu uma campanha incentivando os câmpus a realizarem atividades voltadas à educação alimentar e nutricional, como divulgação de vídeos temáticos, discussão sobre as comidas fornecida pelas cantinas e promoção de um concurso para escolher o melhor slogan de alimentação saudável. No ano passado, posts no Facebook chamaram a atenção para os alimentos processados.

Segundo Karine, a ideia é que a cartilha de PANCs do IFSC tenha novas edições. “Fizemos um material bem básico, mas pensamos em atualizar posteriormente com mais tipos de PANCs e receitas”, conta.

Dúvidas

Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar ideias relacionadas a PANCs ou alimentação de maneira geral, entre em contato com a DAE pelo e-mail alimentacao@ifsc.edu.br.

INSTITUCIONAL NEWS