O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Debate e 50 anos do curso de Edificações

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 25 out 2019 18:40 Data de Atualização: 25 out 2019 18:58

Olá!

Nesta semana, na quarta-feira, tivemos um importante momento para o processo eleitoral pelo qual estamos passando, que foi o primeiro debate entre os candidatos ao cargo de reitor, realizado no Câmpus Lages. Foi uma ocasião muito importante para que os nossos servidores e alunos pudessem se aproximar melhor dos quatro postulantes ao cargo de dirigente máximo da instituição e conhecer suas propostas, além da oportunidade de participar por meio das perguntas enviadas pela internet ou da própria plateia - que por uma questão de tempo tiveram que ser sorteadas. Pelo cronograma da Comissão Eleitoral Central, o próximo debate com os quatro candidatos será no dia 6 de novembro, no Câmpus Florianópolis-Continente.

Penso que momentos como esse são fundamentais para o fortalecimento da nossa instituição não só pelo aspecto democrático da representatividade, mas também pelo aspecto educativo que ele carrega. Participar, ouvir as propostas e debater faz parte do processo da democracia. É muito importante que nossos alunos e servidores conheçam as propostas dos candidatos que estão divulgadas em seus planos de gestão e pelos canais de comunicação mantidos por eles, avaliem o que é factível e tomem sua decisão de forma consciente. Cada um tem na sua possibilidade de participação um pouco da responsabilidade pelo que o IFSC vai realizar nos próximos quatro anos.

É bom lembrar que o debate de Lages foi transmitido ao vivo pela internet e a gravação pode ser assistida neste link. A mediação foi feita pela jornalista Claudia Regina Pavão Silva, do Correio Lageano. O debate também foi notícia em vários veículos de comunicação locais e estaduais, o que ressalta a importância desse momento da nossa instituição para a comunidade externa.

Visita ao Câmpus Urupema

Na quinta-feira, aproveitando a ida à Serra para o debate, fiz uma visita ao nosso Câmpus Urupema. Como sempre, fui muito bem recebida e pude conversar com servidores e estudantes sobre os desafios enfrentados naquele câmpus, que é muito peculiar por ficar numa região fria, em um município pequeno e com dificuldades naturais e geográficas, mas que vem fazendo um excelente trabalho com os cursos relacionados a áreas importantes para o desenvolvimento local. Temos lá servidores muito comprometidos com a educação pública e sempre é muito bom estar no câmpus para ter esse contato mais próximo também com os alunos. Foi uma visita rápida mas revigorante. 

50 anos do curso de Edificações

Foi muito emocionante a solenidade que comemorou os 50 anos do curso de Edificações do Câmpus Florianópolis, na quinta-feira à noite. Foram feitas homenagens para servidores, aposentados e ex-alunos, muitos deles que hoje são nossos professores. Destacou-se a importância da formação técnica nessa área e do curso para a formação e para o desenvolvimento econômico e social, além de inaugurar o auditório Ricardo Wildi. O curso de Edificações foi criado em 1969, um ano depois da transformação da antiga Escola Industrial em Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC), e deu frutos dentro da nossa instituição, que hoje tem essa formação também nos câmpus Canoinhas, Criciúma e São Carlos.

Outros assuntos:

- Obras no Câmpus Canoinhas: ontem conseguimos aprovação, por parte da Setec/MEC, do Termo de Execução Descentralizada-TED para realização da obra do bloco da Agropecuária do Câmpus Canoinhas. Essa obra estava prevista no orçamento do IFSC, mas com o contingenciamento tinha ficado suspensa. Ficamos desde o início do ano buscando viabilizar, via Setec, que tinha a diretriz de priorizar obras paralisadas, o que já conseguimos resolver nos câmpus Criciúma e Jaraguá do Sul-Rau. A licitação da obra já foi lançada, e estamos na torcida para lançar a obra ainda este ano. Também tivemos a notícia da liberação parcial dos recursos de investimento, que foram 50% descontingenciados, e com isso estamos trabalhando para fazer todos os processos e empenhos para garantir uma boa execução orçamentária do IFSC. 

- Dia do Servidor Público: Na próxima segunda-feira é dia do servidor público e será feriado para nós, servidores. Hoje no final da tarde fizemos uma celebração com nossos servidores da Reitoria, com uma ocasião de confraternização que sempre considero muito importante. Fiz uma breve fala na qual destaquei como devemos valorizar cada vez mais o trabalho dos nossos servidores neste momento em que muitas vezes nossa imagem tem sido atacada de forma injusta e distorcida perante a opinião pública. Parabéns a todos nós, que trabalhamos todos os dias pela educação pública, gratuita e de qualidade cada vez mais necessária em nosso país!

- Future-se: Na próxima semana passarei dois dias em Brasília em reunião extraordinária do Conif onde iremos discutir a nova proposta de projeto de lei do Future-se, que o MEC apresentou após discussões feitas no período de consulta pública. O Conif participou ativamente do debate e fez várias criticas que resultaram em mudanças importantes no projeto original que iremos discutir a partir de terça-feira.

Até semana que vem!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.