Outubro Rosa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

EVENTOS Data de Publicação: 31 out 2019 13:43 Data de Atualização: 04 nov 2019 15:23

Marcada por ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa deste ano chega ao final com lições que devem ser levadas para toda a vida: o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor; cerca de 30% dos casos de câncer de mama pode ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis; e todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Estas e outras informações ganharam destaque na programação realizada neste mês pelos cursos técnico e de graduação em Enfermagem do Câmpus Joinville.

“Nossa saúde tem que ser pensada do ponto de vista da prevenção, antes da doença, antes do câncer. Depois, o tratamento é mais caro, mais difícil e mais sofrido, para a mulher e para a família”, alerta a professora Patricia Fernandes Albeirice da Rocha, responsável pela disciplina de saúde da mulher, ministrada na 3ª fase do curso técnico em Enfermagem. “As mulheres devem ser incentivadas a tocarem nos seus seios todo mês, para favorecer o diagnóstico precoce. O câncer em estágio inicial é mais fácil de tratar e a taxa de sucesso do tratamento é mais alta”, orienta.

Durante as atividades de sensibilização de alunos, servidores e terceirizados do IFSC, a turma da professora Patricia ficou responsável por tirar dúvidas sobre o câncer de mama, especialmente sobre os tipos de nódulos e os estágios de evolução da doença. “É uma ação muito boa, porque é mais uma forma de conscientizar, tanto as meninas quanto os meninos, que o câncer não é brincadeira”, enfatiza a futura técnica em enfermagem Thais Cristine Arenhart, que conheceu dois casos de câncer na família, dos quais um teve sucesso no tratamento por ter sido diagnosticado no início.

Como a prevenção é importante em todas as áreas, a campanha também teve atividades de orientação sobre a anatomia do sistema reprodutor feminino e das mamas e de orientação e prevenção do câncer do colo do útero, de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e de pressão arterial. A distribuição de laços símbolos da campanha, um mural de recados e um espaço para fotos com moldura alusiva ao Outubro Rosa completaram a série de ações preparadas pelos cursos de Enfermagem, técnico e superior.

“Nossos estudantes aprendem muito quando ensinam, porque se apropriam do conhecimento e estudam mais para poder ensinar”, destaca professora Patricia, lembrando que são atividades assim que técnicos em enfermagem e enfermeiros realizam em toda vida profissional. “Porque estas profissões se baseiam na orientação para o cuidado, de como empoderar as pessoas para cuidarem de si mesmas”, enfatiza.

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS