O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Curso de Química do Câmpus São José participa da SNCT com salas temáticas

SNCT Data de Publicação: 31 out 2019 19:01 Data de Atualização: 03 jul 2020 19:26

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus São José foi organizada por uma comissão que envolveu servidores de diferentes cursos da instituição. O evento teve distintas propostas de atividades científicas e culturais para a comunidade interna e externa ao câmpus.

O curso de licenciatura em Química participou da SNCT com salas temáticas do ensino de Química. “Os materiais apresentados neste espaço possibilitaram a interação da comunidade educativa interna e externa do Câmpus São Jose que tiveram a oportunidade de interagir com a química a partir de jogos didáticos, terrários interativos, plataforma de ensino de química… Foi uma oportunidade de demonstrar variadas maneiras de ensinar e aprender química”, explica a coordenadora do curso, Paula Alves de Aguiar.

Uma das salas trouxe materiais didático-pedagógicos interativos sobre diversos conteúdos ministrados na disciplina de Química no ensino médio, desenvolvidos a partir das experiências nos estágios supervisionados do curso. “Pude perceber que existem vários facilitadores para o ensino de Química, como os jogos”, conta Andressa Spricigo, da oitava fase do curso.

Outra proposta envolveu a contextualização de um ciclo de ações sustentáveis na cozinha. Alunos da primeira e segunda fases trabalharam conceitos científicos desde a escolha de seu alimento até a separação consciente do lixo e seu uso criativo, como em composteira e em sabão caseiro. O ciclo fechou com a proposta de uma avenida energeticamente autossustentável em miniatura para exemplificar a energia solar já utilizada em Seul (Coreia do Sul) e agora no novo aeroporto de Florianópolis.

As atividades foram voltadas aos alunos dos cursos técnicos integrados e Proeja do próprio câmpus e aos estudantes do ensino médio das escolas Francisco Tolentino e Professor Laércio Caldeira de Andrada. “Essa troca é maravilhosa e proporciona coisas incríveis tanto para nós, licenciandos, tanto para o pessoal de fora”, comenta a estudante Ana Vitória Serapião Millar, da segunda fase do curso de Química.

Também aconteceram atividades no laboratório de química para a determinação de proteínas nos alimentos, e no laboratório de física. Para a comunidade escolar, teve uma oficina para preparação de biodiesel, com a professora Deise Mazera, e um cinedebate sobre Radiotelescópio e a Origem do Universo, com o professor Marcelo Schappo.

SNCT CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.