O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Feira de Ciências, oficinas e debate marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

SNCT Data de Publicação: 04 nov 2019 16:23 Data de Atualização: 04 nov 2019 16:29

Desde 2004, o mês de outubro é referência para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento nacional coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No Câmpus Joinville, a programação aconteceu de 23 a 25 de outubro e foi marcada pela realização da Feira de Ciências; oficinas sobre programação em Python e de práticas integrativas e complementares em saúde na escola; Feira de Economia Solidária do programa Mulheres Sim; visita técnica a uma propriedade orgânica; e painel de debate sobre agrotóxicos e agricultura orgânica.

Na Feira de Ciências, a preocupação com o desenvolvimento sustentável norteou grande parte dos 75 projetos apresentados e, especialmente, dos trabalhos vencedores: Medidas, placa solar e a eficiência energética (módulos 3 e 7 de Eletroeletrônica), Aquecedor Solar (4º módulo de Mecânica), Theremin (Eletroeletrônica 3 e 7), Herbicida e Inseticida Natural (3º módulo de Eletroeletrônica) e Sistema de Irrigação por Captação da Chuva, também de Eletro 3.

É que, neste ano, o tema da SNCT foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Bioeconomia é o termo criado para designar uma economia em que a produção de bens, os transportes e as fontes de energia priorizam o uso de recursos renováveis. Isso garante que o desenvolvimento econômico se dê de maneira sustentável, com benefícios para a sociedade e as pessoas, diminuindo o impacto ambiental das atividades humanas e preservando o planeta para as futuras gerações.

Além da Feira de Ciências, outros dois eventos foram relacionados ao tema: o painel de debate sobre “Agrotóxicos e agricultura orgânica: problemas e possibilidades”, com a agricultora orgânica e estudiosa do tema sustentabilidade, Nilsa Schroeder Gramkow, e o professor Rodrigo Martins Monzani; e a visita técnica ao Sítio do Rio do Braço, em Pirabeiraba, que trabalha com agricultura orgânica.

Na edição deste ano, a SNCT do Câmpus Joinville recebeu a visita das escolas municipais Paul Harris e Pastor Hans Müller.

SNCT CÂMPUS JOINVILLE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.