O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Eleições IFSC 2019: Conheça as propostas dos candidatos à direção do Câmpus Joinville

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 11 nov 2019 17:11 Data de Atualização: 11 nov 2019 17:31

O IFSC realiza na próxima quarta-feira, 13 de novembro, das 9h às 21h, as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 21 câmpus. No Câmpus Joinville, dois candidatos concorrem à direção-geral: Luís Mariano Nodari (Nodari), da área elétrica, e Maick da Silveira Viana (Professor Maick), da área de cultura geral.

Durante o período da campanha eleitoral, entre o dia 15 de outubro e esta segunda-feira (11), os candidatos e suas equipes apresentaram suas propostas para estudantes e servidores e participaram de uma série de três debates, um em cada turno, nos dias 29 e 30 de outubro.

Para o último dia da campanha, cada candidato foi convidado a apresentar, dentro de um número estipulado de caracteres, suas principais propostas para cinco temas específicos: estudantes, docentes, técnico-administrativos, gestão e relacionamento com a comunidade, além de uma mensagem final de avaliação da campanha e incentivo à votação.

Confira abaixo, em ordem alfabética, as propostas enviadas pelos candidatos.

Estudantes

Nodari: Facilitar o acesso discente ao mundo do trabalho, criando um fórum de estágios, estabelecendo novos convênios e o programa Jovem Aprendiz. Reformular os conselhos de classe para os cursos técnicos e superiores. Estimular pesquisas que melhorem as condições de estudo e aprendizagem dos estudantes. Aumentar a integração entre grupos de pesquisa com editais que fomentem projetos que envolvam mais de uma área. Fomentar atividades de “Empreendedorismo” e incentivar a criação de “Empresas Juniores”.

Professor Maick: Realizar reuniões periódicas da equipe de gestão com as representações estudantis. Criar espaços de integração que possibilitem ampliar as práticas esportivas, culturais e de lazer. Fomentar a criação de Empresas Juniores e implantar o Jovem Aprendiz. Melhorar os ambientes de atendimento aos estudantes. Manter os ambientes de ensino em pleno funcionamento. Ampliar o espaço da cantina e garantir a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Aumentar o número de bolsas para estudantes.

Docentes

Nodari: Apoiar a atuação em rede dos grupos de pesquisa institucionalmente cadastrados. Estimular a publicidade das atividades de pesquisa e dos seus resultados. Fomentar o lançamento de editais internos com maior duração. Institucionalizar acordos individuais de pesquisadores do IFSC-Joinville com instituições externas. Promover estudos sobre matrizes curriculares inovadoras e alternativas para o ensino técnico e de graduação. Manter a organização dos horários semestrais de forma aberta e pública.

Professor Maick: Participar periodicamente em reuniões com as áreas, identificando suas demandas. Fomentar editais internos e externos de ensino, pesquisa e extensão. Equipar e atualizar os Laboratórios visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Remodelar as formações oferecidas no Câmpus, estabelecendo um cronograma de conteúdos significativos para o curto e médio prazo. Publicar calendário detalhado de atividades pedagógicas ao início do semestre, tornando o planejamento docente mais preciso.

Técnico-administrativos

Nodari: Em trabalho conjunto com os técnicos administrativos, estudar e implementar a reorganização das atividades, funções e horários de cada um, com o objetivo de identificar aspectos a serem melhorados e que realmente contribuam para a melhoria da qualidade de vida do servidor, melhorando o ambiente de trabalho e sua produtividade. Implementar um plano de comunicação que apresente e valorize individualmente e coletivamente as pessoas, seus resultados e as boas práticas realizadas em nosso câmpus.

Professor Maick: Apoiar os servidores na manutenção e recuperação de direitos. Estimular a participação dos servidores técnico-administrativos no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Identificar demandas dos setores para constante melhoria nos ambientes de trabalho e atendimento ao público. Criar espaços de convivência e promover atividades físicas e de integração para melhor qualidade de vida no trabalho. Desenvolver programa de formação continuada periódica e sistematizada.

Gestão

Nodari: Implantar um sistema de gestão aberta e participativa, com reuniões semanais ou quinzenais, de acordo com a demanda, envolvendo todas as coordenações de nosso campus, melhorando a comunicação interna, compartilhando todas as informações e demandas orientando a todos na tomada de decisões. Busca pelo crescimento do campus, objetivando mudar nossa tipologia. Buscar recursos extraorçamentários para viabilizar a aceleração do crescimento do câmpus, preparando estrategicamente os projetos para isso.

Professor Maick: Ampliar a transparência e participação coletiva na gestão por meio da publicação periódica da execução orçamentária, divulgação para toda a comunidade das pautas e decisões dos Colegiados, e publicação dos relatórios de gestão e da agenda dos diretores. Aproximar a direção dos setores e estabelecer diferentes meios de valorização dos servidores. Incentivar a participação dos estudantes em comissões e colegiados. Otimizar recursos financeiros a partir de critérios estabelecidos coletivamente.

Relacionamento com a comunidade

Nodari: Estabelecer novos convênios e parcerias com instituições da sociedade civil, visando a atuação de programas e projetos de extensão. Criar oportunidades para a comunidade externa conhecer e frequentar o IFSC-Joinville, com eventos que ocorram semestralmente como semana de estágios e semana de extensão. Intensificar a divulgação do IFSC em escolas de Joinville e região e nos segmentos organizados da comunidade. Realizar capacitações periódicas para a formação e qualificação de extensionistas.

Professor Maick: Fortalecer a representação do IFSC em Conselhos e Fóruns municipais, destacando a importância da educação profissional pública, gratuita e de qualidade. Ampliar a inserção do IFSC junto à comunidade por meio de projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social. Consolidar eventos institucionais como momentos de destaque para divulgação da produção acadêmica do Câmpus. Manter contato direto e constante com as representações políticas da região visando apoio político e financeiro.

Mensagem final

Nodari: Aproveito a oportunidade para agradecer a comunidade acadêmica do IFSC-Joinville pela ótima receptividade e respeito com que fomos recebidos ao logo da campanha eleitoral. Neste período estivemos sempre abertos à participação de todos, de forma que pudéssemos entender e atender as demandas e sugestões recebidas. Percebemos a partir destas que, além das propostas apresentadas em nosso plano de trabalho visando a reorganização e crescimento de nosso câmpus, existem importantes demandas a partir dos temas discutidos e, portanto, com a participação da comunidade melhoramos/incrementamos nosso plano de gestão, a exemplo do que faremos durante a gestão 2020-2024, se eleitos. Com isso temos a certeza de que com a participação de todos, faremos do nosso câmpus, maior, mais atuante e efetivo em suas ações. For fim, com muito orgulho, reafirmo os compromissos de nossa chapa de muita dedicação e trabalho pela nossa instituição. Contamos com seu apoio. VOTE NODARI 111

Professor Maick: O IFSC Joinville vive durante esta semana um processo fundamental e que deve ser valorizado dentro de qualquer instituição educacional: a eleição de seus gestores. É hora de refletir, ponderar e tomar a importante decisão sobre qual equipe estará à frente da direção do Câmpus e Reitoria nos próximos quatro anos. Durante o último mês promovemos uma campanha propositiva e baseada no diálogo, colocando em prática desde já o que fundamenta a nossa proposta de gestão: APROXIMAR, OUVIR e CONSTRUIR JUNTOS. É assim que trabalharemos por um Câmpus cada vez melhor, com menos divisões e mais integração. Esse é o nosso compromisso. É nisso que acreditamos. Agradecemos ao IFSC pela oportunidade de nos colocarmos à disposição para a importante tarefa de gerir o Câmpus. Estamos, Maick, Dayane, Karin, Geraldo e Simone, dispostos a nos dedicarmos integralmente e com afinco para bem representar a valorosa comunidade do nosso Câmpus. Por fim, pedimos sua confiança e seu voto no dia 13/11. Vote 321. Abraços.

Sobre as eleições no IFSC

Além dos candidatos à direção-geral do Câmpus Joinville, o IFSC tem quatro candidatos à Reitoria: André Dala Possa (André), Consuelo Aparecida Sielski Santos (Consuelo), Marco Antônio Vezzani (Vezzani) e Maurício Gariba Júnior (Gariba). Os planos de gestão completos de todos os candidatos à Reitoria e à Direção-Geral dos câmpus estão disponíveis na página das Eleições 2019 do IFSC.

Participam da escolha dos dirigentes alunos e servidores. Todos os servidores e alunos votam para o cargo de reitor(a). Os estudantes e servidores lotados no câmpus também votam para direção-geral do câmpus.

O processo de consulta eleitoral será por meio de voto secreto, presencial e facultativo. Conforme decreto nº 6.986/2009, a classificação dos candidatos é feita de acordo com o peso de cada segmento, sendo 1/3 para docentes, 1/3 para técnicos administrativos e 1/3 para alunos. Para efeito de classificação, não serão considerados válidos os votos brancos e nulos.

Será considerado eleito em primeiro turno, no dia 13, o candidato que, ao final deste turno, apresentar índice de votação superior ao somatório dos demais candidatos. No caso da eleição para reitor(a) e de câmpus com mais de dois candidatos, não havendo candidatura que apresente índice de votação superior ao somatório dos demais candidatos no primeiro turno, será realizada consulta em segundo turno, no dia 5 de dezembro, com a participação somente das duas candidaturas que alcançaram os maiores índices gerais de votação no primeiro turno.

Cronograma

Veja as principais datas do calendário eleitoral:

- Período da campanha eleitoral: 15 de outubro a 11 de novembro

- Eleição 1º turno: 13 de novembro

- Divulgação dos resultados: 14 de novembro

- Período da campanha 2º turno: 20 de novembro a 29 de novembro

- Eleição 2º turno: 5 de dezembro

- Divulgação dos resultados: 6 de dezembro

- Homologação dos resultados no Conselho Superior: 16 de dezembro

- Data provável da posse: 20 de abril de 2020

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.