O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Atividades marcam mês da Consciência Negra

EVENTOS Data de Publicação: 02 dez 2019 09:04 Data de Atualização: 02 dez 2019 09:09

No Câmpus Gaspar, o dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro, não se resume a uma única data. As ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) fazem parte de uma política institucional. Ao longo de todo o mês de novembro, foram realizadas uma série de atividades pautadas na promoção dos direitos humanos que incluíram a exibição de filmes da Mostra Sesc de Cinema, feira de economia solidária (promovida por alunas haitianas do Programa Mulheres Sim), oficinas sobre a cultura hip hop, de escrita criativa, de turbantes e tranças e uma roda de conversa sobre masculinidade tóxica. Foram realizados ainda bancas de tccs que abordam questões referentes a relações étnico-raciais e uma mostra científica sobre a moda brasileira. Ações que se estenderam também para fora do Câmpus. No dia 20, o Neabi promoveu uma atividade com os professores da Escola de Educação Básica Frei Godofredo em Gaspar.

O tema das cotas também esteve em debate. O coordenador do Neabi, Luiz Herculano de Sousa Guilherme, mediou uma roda de conversa com alunos cotistas do IFSC na reitoria, no último dia 19. O Neabi promoveu ainda um minicurso sobre política de assistência estudantil com a diretora de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Gleyce Figueiredo de Lima, no dia 26.

De 26 a 29 de novembro, alunos e servidores do Câmpus apresentaram trabalhos referentes a questões étnico-raciais na 8a  Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (Sernegra), realizada no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador.

Para marcar o “Dia internacional da declaração dos direitos humanos”, o Neabi irá ainda promover a exibição do filme brasileiro “Bacurau”, que foi premiado pelo júri do Festival de Cannes. Será um evento aberto ao público no dia 10 de dezembro, às 18h, no auditório do Câmpus.

EVENTOS CÂMPUS GASPAR NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.