O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Eleições no IFSC e Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 06 dez 2019 17:32 Data de Atualização: 06 dez 2019 17:44

Olá!

Nesta quinta-feira, dia 5, tivemos o encerramento do maior processo eleitoral da história da nossa instituição, que teve início em 16 de setembro e envolveu a escolha de novos diretores-gerais para 21 dos nossos câmpus, além do próximo reitor que estará à frente da gestão nos próximos quatro anos, a partir de abril de 2020.

Pela primeira vez realizamos a eleição para reitor em dois turnos, tendo quatro postulantes ao cargo no primeiro turno. Eles apresentaram propostas e debateram ideias com servidores e estudantes em todos os nossos câmpus. No segundo turno, a comunidade de servidores docentes, técnico-administrativos e discentes manifestou sua escolha pelo professor Maurício Gariba Júnior, do Câmpus Florianópolis, para assumir o cargo de reitor na próxima gestão.

Penso que momentos como esse são importantes, processos educativos, que nos fazem olhar para a instituição, para as nossas necessidades, nossas potencialidades, nossas realizações, e pensar em que aspectos podemos melhorar como servidores, alunos, colegas. Com certeza o processo eleitoral faz a instituição crescer e se tornar mais forte.

Parabenizo o professor Gariba e sua equipe. Desejo sucesso em sua gestão, e que nela o IFSC continue crescendo, avançando e consolidando seu compromisso com a sociedade catarinense e brasileira no trabalho focado na educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva em um ambiente acolhedor e justo.

Conif

Entre terça e quinta-feira, participei da última reunião do ano do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Tivemos a participação do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de EPT da Setec, Tomás Dias Sant'Ana, a quem apresentamos vários pedidos a respeito do orçamento e colocamos as demandas a serem encaminhadas para o próximo ano. Precisamos, por exemplo, tratar como prioridade a liberação de novos códigos de vagas para o atendimento educacional especializado, viabilizando a contratação de técnicos e tradutores, além do acompanhamento de alunos com deficiências. Aqui no IFSC nós já temos regulamentações aprovadas e definimos que esse tema será tratado como prioridade, porém precisamos do respaldo da Setec com a viabilização das vagas e recursos. Também precisamos de mais vagas de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos em toda a rede, áreas importantes para garantir o atendimento e acompanhamento dos estudantes, e o diretor se comprometeu a levar o assunto para os ministérios da Educação e da Economia. 

Também abordamos com o diretor da Setec a questão do orçamento para 2020. Tivemos dificuldades em 2019, com a liberação dos recursos no fim do ano, o que nos possibilitou contornar várias questões. Solicitamos que no próximo ano seja garantida uma segurança maior na questão orçamentária, sem contingenciamento e com um uso mais racional dos recursos, para que possamos manter nosso atendimento com segurança.

A diretora de políticas e Regulação da EPT na Setec, Marilza Machado Regattieri, falou sobre a implementação de parcerias entre institutos federais e estados na questão da oferta de cursos técnicos concomitantes e de qualificação profissional, além de ressaltar a atualização, que está em andamento, do catálogo nacional de cursos técnicos. Também estão sendo discutidas atualizações das diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica no Conselho Nacional de Educação, já há algum tempo, e questionamos a necessidade de termos esas diretrizes estabelecidas. 

ProfEPT

O edital 2020 do ProfEPT, que é o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, será lançado para o primeiro semestre com a mesma proporção de vagas para servidores da rede e candidatos da ampla concorrência, metade para cada público. Recebemos uma demanda de reserva de vagas para professores das redes estaduais, mas tomamos a decisão no Conif de manter como está, em função da avaliação quadrienal da Capes, que irá ocorrer no ano que vem. Para as próximas ofertas serão estudadas formas de inserir cotas para professores dessas redes de ensino, ampliando o público atendido por esse programa que já é bastante grande, com 40 polos em todo o país.

Nova diretoria

Ainda na reunião do Conif, foi eleita a nova diretoria do órgão, que terá o diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Jadir José Pela, como presidente. A gestão tomará posse em fevereiro de 2020 e será composta ainda pelo reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima, como vice-presidente Administrativo; pela reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; pela reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, como vice-presidente de Relações Parlamentares, e pelo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, como vice-presidente de Relações Institucionais. Pela primeira vez, a diretoria do Conif terá duas mulheres em sua composição.

Homenagem

Na última reunião do ano, o Conif entregou a medalha de mérito a quatro ex-reitores de institutos federais que se destacaram na atuação em prol do desenvolvimento e consolidação da rede federal: Carlos Henrique Figueredo Alves, do Cefet/RJ, Sérgio Teixeira da Costa, do IFAL, Wilson Conciani, do IFB, e Ailton Ribeiro de Oliveira, do IFS. Os homenageados fizeram parte do Pleno do Conif nos últimos anos. Esse tipo de reconhecimento é sempre muito emocionante.

Outros assuntos:

- Visita: No início da tarde de hoje recebi a visita da professora Kátia Cordeiro Mendonça, professora pesquisadora do Campus CESI La Rochelle, na França, que veio apresentar várias possibilidades de intercâmbio para alunos e servidores e parcerias entre as instituições. 

- Listão: Já foi divulgado o listão com os aprovados nos nossos cursos técnicos e Proeja que irão ingressar no semestre 2020.1. Parabéns a todos os nossos novos alunos! Sejam muito bem-vindos! Que o IFSC proporcione a vocês oportunidades, conhecimento, afeto e realização de sonhos!

Até semana que vem!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.