O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Tecnologia em Gestão Ambiental é nota máxima segundo Inep

ENSINO Data de Publicação: 11 dez 2019 12:01 Data de Atualização: 11 dez 2019 12:05

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Garopaba conquistou conceito 5, o maior possível, na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação é a média de  três fatores: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os avaliadores visitaram, entre 1 e 4 de dezembro, laboratórios e demais ambientes da instituição, além de realizar reuniões com coordenação, direção, alunos e professores do curso. 

O trabalho em equipe e a busca por uma atuação excelente são fatores importantes na construção desse conceito segundo a coordenadora da graduação, Elisa Serena. “Atribuo o conceito ao empenho de toda a equipe envolvida com o curso, que desempenha suas funções com muito empenho, e às tomadas de decisão de forma coletiva, sempre pelo bem do curso e do campus”, destaca. 

Para ela, o diferencial do curso é o trabalho focado nas peculiaridades da região. “Há um território com muitas riquezas naturais e em franco processo de crescimento, que necessita de profissionais que saibam lidar com os desafios do desenvolvimento aliado à preservação ambiental”, salienta Elisa sobre as características próprias da graduação no Câmpus Garopaba. Ela ressalta ainda as atividades extraclasses desenvolvidas pelos estudantes. “Temos muitas atividades de extensão junto à comunidade local, que faz com que os estudantes se envolvam e tenham ainda em sua formação a experiência prática da atuação profissional”, conta ela.

O curso

Essa foi a primeira vez que o curso foi avaliado pelo órgão do Mec. Tecnologia em Gestão Ambiental oferece 40 vagas por ano, e as aulas ocorrem no turno da manhã. A carga horária é de 1.800 horas/aula, desenvolvidas no período normal de 6 semestres (três anos). 

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de prevenir, avaliar e mitigar os aspectos ambientais decorrentes das atividades humanas, utilizando-se das habilidades e competências adquiridas para planejar, desenvolver e gerenciar as atividades de conservação, controle e tratamento ambiental.  Assim, o mercado de trabalho para esse profissional constitui-se de empresas que não adquiriram a certificação de qualidade ambiental, fundamental para as companhias que atuam no mercado nacional e internacional. Outra possibilidade é desenvolver, na iniciativa privada, projetos de sustentabilidade nas comunidades locais, além de atuar ainda em órgãos públicos da área por meio de vagas de concursos.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.