O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Consup e formatura do Certific

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 20 dez 2019 16:34 Data de Atualização: 20 dez 2019 17:05

Olá!

Esta foi a última semana de atividades deste ano, antes dos recessos de Natal e de Ano Novo, e do início do período das férias docentes, no qual também muitos dos nossos técnicos entram em período de descanso. Mas foi também uma semana importante com a realização da última reunião do ano do nosso Conselho Superior, o Consup, na segunda-feira, na qual homologamos o resultado das eleições 2019, que escolheram o novo reitor e os novos diretores-gerais de 21 dos nossos câmpus.

A reunião teve a participação do presidente da Comissão Eleitoral Central, William Peres, que falou sobre a complexidade do processo e agradeceu a colaboração de todos das comissões central e locais. Após a homologação no Consup e encerramento dos trabalhos da comissão, que ainda irá finalizar os documentos do processo, este seguirá para ser  protocolado no MEC. Assim, o processo irá seguir trâmites legais no órgão e, após análises, o nome do reitor eleito segue para a Casa Civil, onde também tramita, para então ser nomeado por decreto presidencial e na sequência ser empossado pelo ministro da Educação.

O mandato da atual gestão da Reitoria irá até 18 de abril. Porém, os diretores-gerais têm encerramento de mandato em 1º de fevereiro, e por isso será necessária a nomeação de diretores pro tempore para coincidir o mandato dos diretores-gerais com o do novo reitor. 

PDI

Também na reunião do Consup a equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) apresentou a versão final do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 para apreciação dos conselheiros. O PDI é o principal documento de planejamento da instituição e, como o pró-reitor Andrei Zwetsch Cavalheiro ressaltou, pode ser considerado maior do que a própria gestão. Foi um longo processo de elaboração a muitas mãos, com uma comissão central e vários momentos de participação da comunidade, que no total envolveu mais de 3 mil pessoas em reuniões, comissões, colegiados, consultas públicas e grupos de trabalho. O Consup deu início à apreciação do texto, capítulo por capítulo, e concluímos a validação do texto até o capítulo 7, deixando o restante para a primeira reunião de 2020. As gravações da reunião estão disponíveis aqui e aqui. 

Certific e Extensão 

Na quarta-feira, acompanhei a entrega dos certificados para alunos envolvidos em projetos de inclusão realizados nas Penitenciárias de Criciúma: Certific em Montadores de Esquadrias de Alumínio, com 36 alunos, Projeto de Extensão Empoderando Mulheres no Cárcere, com 29 alunas, e Certific em Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos 24 alunas da Penitenciária Feminina. É muito gratificante ver como essas iniciativas podem representar novas oportunidades de reinserção social e qualificação para cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade.

Outros assuntos

Mais uma nota 5 - Hoje tivemos a notícia de mais um curso superior com nota máxima, 5, na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep: Engenharia Mecânica, no Câmpus Xanxerê. Na sexta-feira passada eu participei da primeira formatura de outro curso com nota máxima, o superior de tecnologia em Gestão Ambiental, no Câmpus Garopaba. São excelentes resultados que estamos obtendo com a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade!

Este é o último post regular de 2019. Estou entrando em férias, mas na próxima semana vou publicar uma retrospectiva do ano, o que sempre acho pertinente para uma avaliação e reflexão sobre nossos avanços e aprendizados.

Antecipo aqui meus votos de Boas Festas e que tenhamos um 2020 cheio de realizações! 

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.