O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dicas para organizar seus estudos

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 18 fev 2020 11:28 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:21

Semestre começando e todo mundo fazendo promessas de que este ano será mais organizado(a), que não deixará tudo pra cima da hora e que vai focar melhor no estudo...

 

A gente realmente espera que sim! :)

Mas... para dar aquela força pra vocês, pedimos ajuda para a psicóloga Juliana de Souza Augustin Pereira e para a pedagoga Priscila Juliana da Silva, do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, e elas deram dicas valiosas para nossos alunos organizarem melhor seu tempo de estudo – e, consequentemente, de vida. Preparados?

Amigos dizendo vamos lá e saindo


Aproveite o tempo em aula

A aula é um momento importante para a aprendizagem e, ao ser bem aproveitada, torna os períodos de estudo fora de sala de aula mais tranquilos. Por isso, aquele conselho de mãe não é só da boca pra fora: preste atenção na aula!

Personagem do filme Minha mãe é uma peça dizendo: Presta atenção na aula!

Faça anotações, participe das atividades, esclareça suas dúvidas com o(a) professor(a). Quanto melhor você entender o conteúdo em aula, menos precisará estudar fora de sala. Nem precisamos falar para vocês não usarem o celular durante a aula, né?

Homem fazendo sinal de tô de olho em você

 

Tenha clareza de suas prioridades

Entendemos que a vida do estudante e suas responsabilidades vão muito além dos estudos no IFSC, mas, no momento em que vocês estão em sala de aula, priorizem seu curso e o motivo que os trouxe pra cá. Ao buscar resolver questões relativas a outras áreas da vida - ou até mesmo referente a outro componente curricular que não seja aquele da aula -, depois será preciso correr atrás para dar conta daquele conteúdo em que você não prestou atenção. Vai dar muito mais trabalho, acreditem em nós!

Boneco correndo


Relaxe durante os intervalos

É importante que o intervalo entre as aulas seja um momento de lazer e descanso, tanto físico quanto cognitivo. Aproveite para sair do espaço da sala de aula, ir ao banheiro e fazer um lanche. Isso irá te ajudar a retomar a atenção para as aulas seguintes.

Alunas do IFSC comendo um lanche no intervalo


Organize um cronograma de estudos

Se o(a) estudante está ativo nas aulas e tem o hábito de estudar ao longo de todo semestre - e não só na véspera de atividade avaliativa -, fica mais fácil organizar um cronograma em que se concilie as atividades de lazer e o descanso adequado junto com os estudos. Planeje seus estudos de forma a não acumular conteúdo para que seja possível equilibrar a vida acadêmica com esses momentos de lazer e de relaxamento.

Agenda

 

Crie uma rotina de estudos em casa

Organize um espaço para estudar em que você fique longe da televisão, do computador e do celular. Se você é daquelas pessoas que se concentra com uma música, vale a pena colocar uma playlist para ajudar nos estudos (veja esta sugestão do Spotify que pode ser tocada de graça).

Criar uma rotina de estudo com um horário fixo pode ajudar quem ainda não tem o hábito de estudar em casa. Do mesmo modo, criar rituais pode ser útil para sua mente entender que chegou o momento de se concentrar para os estudos. Por exemplo, sempre antes de começar a estudar, que tal fazer um lanche ou ouvir uma música? O mais importante é se autoconhecer e ir percebendo as estratégias que funcionam e aquelas que não funcionam para você.

Busque se conhecer

Para escolher o melhor método de estudo é importante se autoconhecer, já que as pessoas aprendem de formas diferentes. Algumas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas e tem aquelas sinestésicas, que usam seus vários sentidos.

Quer conhecer o seu estilo de aprendizagem? Há um site, chamado Perfil Cognitivo, que faz o teste pra você de forma gratuita. 

Esquema do site Perfil Cognitivo

Estudantes com um perfil mais visual podem se beneficiar de estratégias visuais, como post-it, cartões de resumo, esquemas, mapas mentais... etc. Alunos com perfil auditivo podem aprender mais com áudios e vídeos. Já para quem tem um perfil sinestésico, o movimento e as experiências práticas são importantes. Apesar de normalmente termos um perfil dominante, todas as técnicas são relevantes e devem ser testadas e avaliadas pelo(a) estudante.

Use ferramentas físicas ou digitais de organização

Aplicativos podem ser muito úteis, pois permitem configurar lembretes. Hoje em dia, há diversas opções gratuitas. O mais acessível em todo celular é o Google Agenda. Indicamos também o Trello, que permite organizar todas as tarefas com prazos e ainda compartilhar com os colegas nos trabalhos em grupo.

Lembramos ainda que os estudantes que não se identificam com aplicativos podem utilizar as tradicionais ferramentas físicas, como agenda, mural, lista de atividades, lembretes em seu guarda-roupas ou geladeira. O importante é que sejam ferramentas que, de fato, funcionem para você no seu dia a dia.

Vários post-it


Quanto tempo estudar?

O tempo de estudo é algo bem pessoal. As profissionais do IFSC recomendam que, se o estudante não tem o hábito de estudar - seja porque está afastado da escola há muito tempo ou mesmo porque nunca teve a necessidade de um ritmo constante de estudos - deve começar por 15 minutos diários e ir aumentando o tempo. O tempo máximo depende de cada um. É sempre importante prezar pela qualidade do tempo e não a quantidade. Mais valem 15 minutos de estudo com concentração do que uma hora sem aproveitamento.

Outra dica importante é o(a) estudante avaliar se estudar sozinho está fazendo efeito ou se é necessário procurar os professores em horário de atendimento, buscar monitoria, organizar grupos de estudo ou até estudar com aquele colega com quem tem afinidade.


Muita calma nessa hora!

A gente sabe que o início do semestre pode deixar nossos alunos nervosos com a quantidade de aulas e trabalhos que estão por vir. Esta ansiedade faz parte da vida acadêmica...

Aluno pensando em fórmulas

Esperamos que as dicas deste post ajudem a tranquilizá-los, pois se autoconhecer, planejar os estudos e, de fato, estudar vão trazer esta calma e segurança que vocês buscam.

Mais um conselho muito importante: vocês não estão sozinhos nessa!

Meme do filme Toy Story dizendo que você não está sozinho

Em todos os câmpus, temos uma Coordenadoria Pedagógica preparada para acolher nossos estudantes e para que possamos investigar as causas dessa ansiedade, orientando-os da melhor forma e ajudando-os na organização dos seus estudos. Se precisar de ajuda, nos procurem! E se perceberem que um(a) amigo(a) precisa de ajuda, compartilhem esta informação.

É preciso estar bem para poder se dar bem nos estudos e em tudo na vida.

E o que a gente mais quer é que vocês sejam felizes aqui!

Apresentador Mário Motta dizendo vamos fazer um ótimo semestre no IFSC

 
Se você gostou, compartilhe este post.
 
Assine o blog
 
Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.