O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Coronavírus e Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 13 mar 2020 17:41 Data de Atualização: 13 mar 2020 18:13

Olá!

Nesta semana, acompanhamos com preocupação o aumento dos casos do coronavírus no mundo e no Brasil e a identificação dos primeiros casos em Santa Catarina. Diante desse cenário, divulgamos agora à tarde uma nota oficial em que anunciamos as primeiras medidas que serão tomadas pelo IFSC como forma de evitar a propagação do vírus. Leiam a nota na íntegra aqui.

Conforme anunciamos, suspendemos a realização das solenidades de formaturas a partir da próxima semana. Estamos acompanhando os nossos intercambistas que estão na Europa e solicitamos que sigam as orientações das instituições onde estão estudando.

No momento, seguindo recomendação do Ministério da Educação, não haverá suspensão de aulas. Estamos reforçando as orientações pra nossa comunidade acadêmica no que diz respeito aos cuidados de higiene e prevenção. Recebemos, inclusive, um ofício da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec, com essas orientações.

Na próxima semana, teremos reunião do Colégio de Dirigentes na terça-feira e vamos discutir todo esse cenário. Decidimos suspender a reunião do nosso Conselho Superior, que seria na segunda-feira, evitando a circulação de pessoas de diferentes regiões.

Novas medidas poderão ser anunciadas até considerando possíveis orientações do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), do qual participamos por meio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. O Conif, inclusive, divulgou uma nota oficial sobre o assunto.

Conif

Falando em Conif, fiquei a maior parte da semana em Brasília participando da 104ª Reunião Ordinária do Conselho. Na pauta, além de discutirmos sobre a situação nas instituições diante do coronavírus, tivemos a presença do professor Israel, deputado federal do Distrito Federal e membro da Comissão de Educação e da Frente Parlamentar Mista da Educação da Câmara dos Deputados. Esta ação inicia uma série de diálogos que teremos com parlamentares no âmbito do Conselho. Nossa intenção é reforçar o papel das instituições da Rede Federal e buscar apoio para emendas parlamentares.

Outro ponto de pauta foi o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade. Os coordenadores da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep Ulysses Teixeira, Fernanda Marsaro e Tarcísio Ribeiro apresentaram o documento “Enade e Indicadores da Educação Superior”. Tivemos a oportunidade de conhecer algumas propostas de alteração do exame. Entre as sugestões de mudança que estão em análise, estão as alterações no procedimento de enquadramento dos cursos e na data de aplicação do Exame.

Outros assuntos:

- Café das Mulheres: Na segunda de manhã, fizemos um café para nossas servidoras na Reitoria em homenagem ao Dia das Mulheres.
 Importante data para comemorar conquistas, mas também para continuar lutando pela igualdade.

- Formatura: Na terça-feira, participei da formatura dos cursos superiores do Câmpus Florianópolis, realizada no Centro de Eventos da UFSC. É muito gratificante participar desse momento em que a instituição celebra a conclusão da formação dos nossos novos tecnólogos e engenheiros, que certamente vão fazer a diferença!

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.