O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Coronavírus e suspensão das atividades presenciais no IFSC

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 20 mar 2020 12:50 Data de Atualização: 20 mar 2020 14:03

Olá!

Como todos acompanharam, tivemos uma semana de grandes decisões no IFSC – seguindo o que vem ocorrendo no nosso estado, no País e em todo o mundo – em função da pandemia do coronavírus. Vou destacar no post de hoje as decisões que tomamos desde o último domingo e que estão sendo divulgadas em nossos canais oficiais de comunicação.

Ainda no último domingo (15), decidimos suspender as aulas em todos os nossos câmpus, num primeiro momento, até 31 de março. Tivemos uma reunião do Comitê de Gestão de Crises do IFSC na segunda à tarde e também decidimos que os servidores deveriam trabalhar de casa para evitarmos a circulação de pessoas. Essa e outras medidas foram publicadas na Portaria nº 1178.

Seguem suspensas até 16 de abril todas as solenidades de formaturas, eventos e reuniões previstas para espaços de grande aglomeração de pessoas -  da mesma forma que as viagens institucionais de servidores e alunos. Nossos intercambistas foram orientados a retornarem ao Brasil. Para os estudantes que cursam dupla-titulação internacional, a orientação foi que eles decidam pela permanência ou retorno, em diálogo com familiares ou responsáveis - ouvindo sempre a instituição estrangeira.

Na segunda à noite, o Governo de SC também determinou a suspensão de aulas nas redes estadual e privada por 30 dias, com outras medidas restritivas e demais orientações. Como somos um órgão federal, o decreto do Governador não tem prerrogativa para interferir na decisão do nosso calendário, uma vez que somos amparados pelas portarias do Ministério da Educação nº343 e 345. Mas, na reunião do Comitê de Crises de quarta-feira, decidimos estender nossa suspensão de aulas também para 30 dias – até 16 de abril, por enquanto. Também determinamos o fechamento de todos os nossos prédios, mantendo apenas a segurança patrimonial. As novas medidas foram publicadas na Portaria nº 1211.

Calendário acadêmico 

Por enquanto, decidimos manter o calendário acadêmico para que as perdas dos alunos não sejam tão grandes. Orientamos que os professores elaborem atividades a distância para seus alunos, utilizando os recursos tecnológicos que temos.

Se suspendermos o calendário, todas as aulas e dias letivos deverão ser repostos. Agora, mantendo as aulas não presenciais como estamos fazendo, muitas atividades podem ser feitas e depois consideradas. Além disso, permanecermos conectados acaba garantindo união e solidariedade, que são tão importantes nesse momento. 

Estamos atentos aos alunos que têm dificuldade de conexão com a internet, e eles não serão prejudicados. Nossos professores estão se adaptando e buscando formas de melhorar esse contato.

#IFSCemcasa

Lançamos ontem uma campanha em nossas mídias sociais chamada #IFSCemcasa. A ideia é justamente ressaltar o fato de que não estamos de férias – nem alunos e nem servidores. 

Estamos mantendo as atividades a distância. Os estudantes devem ficar atentos às atividades enviadas por cada professor(a). Os servidores devem seguir trabalhando remotamente, alinhados com a carga de trabalho acordada e acompanhada pelas chefias.

Entendemos que precisamos manter os alunos conectados com a gente, pois vamos ter um longo tempo de isolamento físico e essa conexão ajuda a todos nós. O distanciamento social é necessário para conter a pandemia, mas queremos ter o cuidado de que vocês não se sintam sozinhos. Seguimos acompanhando a vida acadêmica de vocês para juntos enfrentarmos esse período. 

Estamos vivendo um momento difícil e tudo o que pudermos fazer para minimizar esse afastamento é válido. Não tenho dúvidas de que vamos aprender muito com essa situação.

Reforço a orientação para que todos nós fiquemos em casa. Precisamos fazer a nossa parte. 

Dúvidas

Sabemos que há muita incerteza e que o cenário muda a toda hora, o que nos faz ter que tomar decisões rápidas e novas medidas sempre que necessário. Sabemos que isso pode gerar confusão ou angústia na nossa comunidade acadêmica.

Para esclarecer o que está acontecendo no momento na instituição, no Blog do IFSC, tem um post respondendo às dúvidas que recebemos de alunos e servidores. Cliquem aqui para ler e, se precisarem de mais esclarecimentos, entrem em contato com a gente.

É fundamental, ainda mais em um momento de crise como o que estamos vivendo, que vocês se informem pelos nossos canais oficiais de comunicação. Destaco o Portal do IFSC e os sites de câmpus, nossas mídias sociais e o e-mail institucional. Sabemos que podem circular informações via Whatsapp, mas solicitamos que sempre verifiquem a veracidade antes de compartilharem.

Às vezes, não é nem só a questão de ser verdade, mas pode ser que não seja a decisão final ou seja apenas alguma discussão descontextualizada. Portanto, as medidas que tomarmos são válidas a partir do momento em que publicamos em nosso site. 

Podemos anunciar novas medidas no decorrer dos dias, diante do aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Nosso Comitê de Gestão de Crises está acompanhando todos os acontecimentos e em alerta para analisar o cenário e tomar outras decisões se julgarmos necessário.

Seguimos por aqui - a distância, mas conectados – e talvez mais unidos do que nunca num esforço conjunto para que possamos superar essa pandemia.

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.