O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Consup e Codir

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 09 abr 2020 16:34 Data de Atualização: 09 abr 2020 17:55

Olá!

Tivemos reuniões importantes nesta semana – todas por webconferência, respeitando as orientações de ficarmos em casa #IFSCemcasa. Na segunda-feira, fizemos a reunião do Conselho Superior, o Consup, nosso órgão máximo e deliberativo. Apresentei aos conselheiros as principais medidas tomadas no IFSC, nos últimos 20 dias, em parceria com nosso Comitê Permanente de Gestão de Crises e com o Colégio de Dirigentes.

O Consup decidiu que, até o dia 30 de abril, as aulas presenciais continuam suspensas e o calendário acadêmico está mantido no IFSC, com a realização de atividades não presenciais. Também foi definido que cada câmpus deverá analisar sua situação, por curso, turma e unidade curricular, até o dia 22 de abril. Só depois disso é que iremos voltar a apreciar a decisão sobre possível suspensão parcial do calendário.

Ressaltei que nossa grande preocupação é manter a conexão com estudantes e servidores para minimizar os prejuízos da pandemia. Após o retorno, que ainda não temos certeza de quando será, teremos muitas questões de reposição para tratar, e iremos dar atenção a cada uma delas.

Validamos no Consup o trancamento de matrícula no primeiro semestre para alunos de cursos técnicos e de graduação. Trata-se de uma excepcionalidade para este primeiro semestre de 2020.

Além disso, foram aprovadas resoluções ad referendum sobre o Plano Anual de Trabalho de 2020, para a prorrogação da vigência do PDTIC e a aprovação do nome da nova auditora-chefe do IFSC, Tamara Bordin.

A reunião do Consup foi gravada e pode ser conferida neste link no canal do IFSC no YouTube.

Codir

Ontem de tarde, tivemos uma reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os diretores-gerais de nossos 22 câmpus.  Na pauta, estavam os seguintes pontos: transição das gestões dos câmpus, calendário de ingresso, eventos, obras e emendas parlamentares, contratos terceirizados e indicação dos membros do Codir para representação no Consup.

Sobre a transição dos novos diretores dos câmpus, organizamos para que a nomeação seja dia 22 de abril. Como meu mandato de reitora encerra no dia 18 de abril, essa nomeação deverá ser feita pelo novo reitor, mas já deixamos encaminhado esse processo que envolve a nomeação não só dos diretores-gerais, mas também chefes de Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, chefes de Administração e os assessores.

Sobre questão da transição de reitor, quero fazer um esclarecimento. Ontem conversei com o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec, Ariosto Antunes Culau. Como meu mandato encerra no dia 18 de abril, busquei uma orientação do secretário sobre a nomeação do novo reitor – que é feita pelo presidente da República.

O secretário esclareceu que o processo para nomeação está em análise técnica e jurídica no MEC e que estão atentos ao prazo de nomeação do novo reitor. Caso o processo não seja finalizado até o prazo previsto, existe a possibilidade da nomeação de um reitor pro tempore.

Segundo a Setec, é padrão a nomeação como pro tempore do reitor que está encerrando seu mandato, mas essa é uma decisão discricionária do ministro. O secretário colocou o prazo de terça-feira, dia 14 de abril, para ter uma definição de como ficará a nomeação do novo reitor no IFSC. Seguimos, então, aguardando o posicionamento do MEC.

Em relação ao nosso calendário de ingresso, o Codir deliberou pela suspensão gradual. Teríamos um processo de inscrições para nossos cursos técnicos integrados a partir de segunda-feira e este está suspenso. Veja mais detalhes na notícia que publicamos em nosso Portal.

Outro ponto de pauta foram os eventos. Aprovamos a suspensão dos eventos esportivos previstos para esse primeiro semestre acadêmico de 2020, como é o caso do nosso JIFSC. A realização ou não dos eventos no segundo semestre de 2020 voltará à discussão quando tivermos uma clareza do panorama social em função da pandemia.

O segundo seminário de curricularização da extensão, que ocorreria em março no Câmpus Criciúma, será realizado, mas sem nova data prevista. O evento conta com apoio da Fapesc e depende de autorização da fundação, além da normalização das atividades presenciais.

O nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – o Sepei -, previsto para o segundo semestre na cidade de Joinville, por enquanto, está mantido.

Sobre as obras, algumas estão sendo retomadas e organizadas pela direção de cada câmpus, já que, com a flexibilização do isolamento, algumas empresas querem retornar e temos os contratos e prazos a serem cumpridos.

Uma boa notícia é que recebemos uma emenda parlamentar da bancada de SC, a quem já quero manifestar nosso agradecimento. Cerca de R$ 6,7 milhões serão direcionados para custeio e manutenção dos câmpus do IFSC. Compartilho aqui o ofício que recebemos.

A reunião do Codir foi transmitida pela internet. Enfrentamos alguns problemas técnicos, mas temos parte da gravação no canal do IFSC no YouTube.

Outros assuntos

- Comitê de Gestão de Crises: Na terça-feira, tivemos mais uma reunião do nosso Comitê de Gestão de Crises. Avaliamos e debatemos o andamento das medidas de enfrentamento do distanciamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Nesta semana, também divulgamos uma notícia explicando o papel deste comitê.

- Auxílio-Internet: Lançamos nesta semana uma bolsa auxílio-internet para alunos que não possuem esse acesso em suas casas, com a finalidade de que possam acompanhar as ações demandadas por seus professores e manterem a conexão com o IFSC.  O auxílio emergencial será mensal, no valor de R$ 70,00, e se estenderá enquanto houver a suspensão das aulas presenciais.  Essa bolsa é para estudantes com Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). As informações estão no nosso site.

- Manifesto: Nesta semana, o IFSC e uma série de entidades científicas - como a regional sul da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Virologia e departamentos e laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - lançaram um manifesto em que nos posicionamos contrários à flexibilização do distanciamento social, previsto pela portaria de nº 223 de 5 de abril do Governo do Estado de Santa Catarina. Vejam aqui.

Amanhã não teremos expediente por causa do feriado de Sexta-feira Santa. Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa a todos e que, ainda mais neste momento, nos sintamos acolhidos pelos sentimentos de amor, esperança e fé!

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.