O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Nota oficial: situação das atividades não presenciais no Câmpus Chapecó

ENSINO Data de Publicação: 14 mai 2020 16:28 Data de Atualização: 07 jul 2020 12:48

Situação no Câmpus Chapecó:

01 a 10 de julho: Atividades Não Presenciais (ANPs)
13 a 24 de julho: Férias para estudantes e professores
27 a 31 de julho: Férias para estudantes e Semana Pedagógica para professores
03 de agosto*: retorno das Atividades Não Presenciais (ANPs)

*Retornam as aulas do 1º semestre para os cursos e unidades curriculares que decidiram manter as ANPs. 
*O término do 1º semestre e início do 2º semestre será definido nas próximas semanas, após análise da situação de cada unidade curricular/curso do Câmpus Chapecó.

Situação no IFSC:
Decisão de manter as atividades de forma não presencial até 31/12/2020.
Entenda aqui a situação das atividades em todo o IFSC.

Canais oficiais de comunicação:
Site: chapeco.ifsc.edu.br
Facebook: /ifscchapeco
Instagram: /ifscchapeco

Contatos do câmpus para atendimentos não-presenciais:

Departamento de Assuntos Estudantis
Quando procurar? Assuntos gerais
E-mail: ajuda.chapeco@ifsc.edu.br
Whatssapp: (49) 9-8889-6162

Registro Acadêmico
Quando procurar? Documentos estudantis
E-mail: regacad.cco@ifsc.edu.br
Whatssapp: (49) 9-8849-2359

 

Entenda melhor

O Ministério da Educação permitiu a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, por meio da Portaria nº 343/2020, com período prorrogado pela Portaria nº 473/2020. O primeiro documento afirma que “será de responsabilidade das instituições a definição das disciplinas que poderão ser substituídas”, também proíbe a aplicação da substituição para práticas profissionais de estágios e de laboratório, e ainda permite a suspensão das atividades acadêmicas, desde que sejam repostas.

Desta forma, o Conselho Superior do IFSC (Consup), órgão colegiado e deliberativo, decidiu pela manutenção do calendário acadêmico unificado da instituição, mantendo-se a oferta de Atividades Não Presenciais (ANPs). Levando em consideração as especificidades elencadas pela Portaria citada acima, o Consup deliberou ainda por conceder autonomia a cada câmpus para a decisão de manter ou suspender os calendários acadêmicos locais (Resolução nº 10 de 27/04/2020). 

No Câmpus Chapecó, o colegiado do câmpus, por sua vez, decidiu pela manutenção do calendário acadêmico, respeitando as especificidades de cada curso/disciplina. Por fim, diante de todas as decisões tomadas, alguns cursos mantém as ANPs de forma total, outros de forma parcial e outros precisaram interrompê-las, sendo que a decisão de interromper ocorre em razão de questões pontuais. Entre elas estão a necessidade de uso de recursos presenciais, como laboratórios; o esgotamento da carga horária teórica; pouco engajamento dos estudantes; e ainda a disponibilidade de acesso à internet por parte dos estudantes.

A direção salienta que, conforme orientação institucional, cada professor tem autonomia para avaliar, a partir da experiência pedagógica, a manutenção ou não da oferta das ANPs, nesse sentido, os estudantes devem se reportar ao professor. 

Cada uma das definições é debatida e acompanhada pela direção-geral e pelo departamento de Ensino do câmpus, que trabalha com todo o IFSC para normatizar a reposição de aulas necessária após o período de emergência sanitária, imposto pela pandemia do coronavírus.

 

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.