O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Informações essenciais sobre suspensão das aulas

AVISOS Data de Publicação: 13 mai 2020 14:19 Data de Atualização: 13 mai 2020 14:39

Em função da pandemia COVID-19, o IFSC suspendeu suas atividades presenciais em todos os câmpus a partir de 17 de março. Entretanto, o calendário acadêmico não foi suspenso e, quando possível, os cursos seguiram com Atividades Não Presenciais (ANPs).

Na última semana, noticiamos em nossos canais oficiais a decisão tomada pelo Colegiado do Câmpus Garopaba de manutenção do calendário acadêmico com a continuidade das aulas até dia 31/05, de forma não-presencial. 

Nossa equipe acompanha e avalia, sistematicamente, os processos em andamento. Destinou, inclusive, o período de 13 a 19 de maio de 2020, para planejar as atividades e as ações realizadas enquanto permanecem as ANPs. Neste período os professores não encaminharão novas atividades, pois estarão dedicados ao planejamento, juntamente com os demais integrantes da equipe de ensino.

A gestão do Câmpus manterá este comunicado atualizado com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e trazer algumas orientações adicionais. 

Não esqueça: Seguimos conectados, mesmo que não presencialmente. 

Então fique atento às redes sociais do IFSC e do Câmpus. Havendo dúvidas, faça contato (por e-mail ou whatsapp) com seu Coordenador de Curso ou Coordenadoria Pedagógica.

A seguir, disponibilizamos um compilado de informações que também constam de forma detalhada no Blog do IFSC: https://www.ifsc.edu.br/blog e em página específica: https://www.ifsc.edu.br/covid-19.

Suspensão das aulas presenciais

1) Por que as aulas presenciais foram suspensas?

As aulas foram suspensas para diminuir a circulação de pessoas e evitar que colegas que eventualmente sejam portadores do coronavírus tenham contato com pessoas saudáveis, aumentando a transmissão de forma acelerada. Essa medida se chama distanciamento social e é uma das mais importantes – além das medidas de higiene – para evitar o contágio.

O objetivo do distanciamento social é “achatar a curva da pandemia”, ou seja, evitar que um grande número de pessoas fique doente ao mesmo tempo, sobrecarregando nossos sistemas de saúde. Com as medidas de distanciamento, a tendência é que o número de infectados não cresça tão rapidamente e todos que precisarem de atenção hospitalar possam ser atendidos. Por isso, faça a sua parte e fique em casa neste período.

2) As aulas presenciais no IFSC - Câmpus Garopaba serão suspensas por quanto tempo?

A Resolução do Conselho Superior do IFSC nº 10, de 27 de Abril, mantém a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais até dia 31/05 e deu autonomia aos Câmpus para suspensão dos calendários locais.

O Colegiado do Câmpus Garopaba, em reunião realizada no dia 06/05, decidiu pela manutenção do Calendário Acadêmico Local com atividades não-presenciais - ANPs até tal data, conforme Resolução nº 4/2020.  

3) O que significa a decisão do Colegiado do Câmpus pela manutenção das aulas até 31/05 em ANPs?

Os cursos técnicos (subsequentes, integrados e concomitantes) e superior, nas unidades curriculares possíveis, seguem com o uso das Atividades Não-Presenciais - ANPs. Já os cursos de qualificação profissional (FICs), devido suas características, foram interrompidos em momento anterior.

Caso você fique em dúvida sobre a continuidade ou não de uma unidade curricular, pode perguntar ao Coordenador de Curso ou Professor.

4) Neste período de suspensão como se darão as aulas?

Você, estudante, receberá atividades e conteúdos SIGAA, Moodle e outros meios de comunicação on-line.

Vale conversar e tirar dúvidas pelo WhatsApp ou E-mail. Aproveite este momento para buscar novas formas de estudar, troque ideias com seus colegas pelos meios de comunicação on-line, organize grupos de estudo a distância. E conte com a gente se precisar de ajuda. 

5) Como funcionará a reposição de aulas?

Agora é a hora de nos distanciarmos fisicamente para evitar a contaminação em massa. Quando este período passar, analisaremos a situação e passaremos novas informações sobre como será feita a reposição - principalmente das aulas práticas. 

É nossa intenção realizarmos avaliação diagnóstica com todos os alunos, no retorno das atividades presenciais para possibilitar o correto planejamento da reposição. 

Fique tranquilo, os casos de alunos que não possuam acesso a computador ou internet, durante este período, e, por isso, não consigam entregar as atividades ou acompanhar os conteúdos, serão analisados posteriormente, quando retomarmos às atividades normais.

6) As bibliotecas do IFSC continuam funcionando?

Não. Recomendamos o uso do acervo virtual do IFSC durante o período de atividades acadêmicas exclusivamente a distância, devido a crise do COVID-19. Link: http://acervovirtual.ifsc.edu.br/.  

Qualquer dúvida em usar o acervo pode ser encaminhada para: biblioteca.gpb@ifsc.edu.br ou pelo Facebook: Biblioteca IFSC Campus Garopaba.

Caso você tenha materiais emprestados em casa e esteja preocupado com o prazo de devolução, não se preocupe: todos os materiais serão renovados automaticamente até que retomemos as atividades presenciais. Não haverá cobrança de multas neste período.

7) Existe possibilidade de trancamento de matrícula? Qual o prazo para solicitar?

O CONSUP, por meio da Resolução CONSUP/IFSC no 9/2020 autorizou o trancamento de matrícula no primeiro período letivo dos cursos para o semestre 2020.1. Trata-se de uma medida excepcional restrita ao período letivo 2020.1. Além disso, prorrogou o período para solicitação dos trancamentos de matrícula por até 15 dias letivos após o retorno das aulas presenciais.

8) Haverá ingresso para os cursos de qualificação profissional (FICs) no segundo semestre de 2020?

Não. Os editais para ingresso em cursos FICs para o segundo semestre de 2020, por hora, estão suspensos.

Assistência estudantil 

1) Os editais de auxílio-moradia e de participação em eventos estão mantidos? 

Aqueles já publicados, sim. E não haverá suspensão no repasse dos auxílios. A princípio os demais editais estão suspensos, pois dependem de tramitação presencial de documentos. 

2) Haverá alteração no pagamento de bolsas de assistência estudantil?

Não, os pagamentos estão mantidos. Estão suspensas apenas novas avaliações do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), com algumas poucas exceções, pois essas avaliações dependem da circulação física de documentos.

3) Há alguma alteração no Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs)?

Não serão feitas novas avaliações de IVS no momento, mas quem já foi contemplado seguirá recebendo as bolsas normalmente.

4) Como funciona o auxílio internet?

Para acesso ao Auxílio Internet no valor mensal de R$70,00 (setenta reais), conforme determina a Instrução Normativa Nº 05 de 07 de Abril de 2020, é necessário que o aluno atenda aos seguintes requisitos:

- O estudante deve estar matriculado em curso presencial;

- Não possuir acesso à internet;

- Possuir Índice de Vulnerabilidade Social – IVS

Maiores informações entre em contato com a Coordenadoria Pedagógica pelo e-mail cp.gpb@ifsc.edu.br.

Observação importante: essas orientações são para o período de 11/05 a 31/05, porém estão sujeitas a alterações que comunicaremos tão breve ocorram.

AVISOS CÂMPUS GAROPABA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.