Pular para o conteúdo

Notícias

Egressas do Mulheres Sim do IFSC são inspiração de dissertação de Mestrado

ENSINO Data de Publicação: 22 mai 2020 18:35 Data de Atualização: 25 mai 2020 11:29
Egressas do Mulheres Sim do IFSC são inspiração de dissertação de Mestrado
Site divulga histórias de egressas do Programa Mulheres Sim

Mulheres que estudaram no Câmpus São Miguel do Oeste tornaram-se a inspiração do trabalho final de mestrado da assistente social Adriana Regina Vettorazzi. A servidora, que também trabalha neste câmpus do IFSC, produziu um site destinado a divulgar histórias de egressas do Programa Mulheres Sim, ofertado no IFSC desde 2014.

O site “Diálogo com as Egressas” traz oito relatos de mulheres que tiveram suas vidas impactadas pelo Mulheres Sim, nas turmas ofertadas entre 2014 e 2019, no Câmpus São Miguel do Oeste. “A ideia foi dar voz às egressas, revelando a experiência no período de realização do curso e as transformações causadas pelo programa em suas vidas”, conta Adriana.

E as transformações causadas pelo curso na vida das mulheres pode ser sentida ao ler os relatos. Dona Dominga Janovich, por exemplo, lembra de quando o IFSC chegou a cidade, um "colégio grande e bonito", onde ela pensou que nunca estudaria. Pouco tempo depois, lá estava dona Dominga, aprendendo com o Mulheres Sim e compartilhando sua simplicidade com todos: "Ele (o curso) ensina e ajuda [...] como se arrumar, saber falar, se apresentar quando vai pedir emprego. Não ir suja. É muito bom isso, a gente aprende e ensina os filhos também".

Para concluir a dissertação, Adriana precisa de avaliações para o site. Para colaborar, basta acessar ao site e deixar sua opinião. As respostas serão utilizadas como subsídio para a dissertação, que é orientada pela professora Marizete Bortolanza Spessatto. Alguns retornos, a orientanda e a professora já receberam, como este: “o site está bem organizado e explicativo. Acredito que cumpra o objetivo de incentivar outras mulheres a também superarem os preconceitos e medos a partir da exposição de histórias de mulheres que já conseguiram. Mulheres são fortes e unidas tornam-se imbatíveis.”

Os resultados da pesquisa de mestrado, assim como informações complementares sobre o Mulheres Sim, para pesquisa pelos usuários da internet, estarão disponíveis após a defesa da dissertação e aprovação pela banca avaliadora.

Acesse ao site, conheça a história do Programa Mulheres Sim do IFSC, leia o relato das mulheres e contribua com a pesquisa.

Programa Mulheres Sim

O Programa Mulheres Sim é um programa de extensão do IFSC e tem como objetivo a valorização da mulher, o acesso aos direitos, cidadania e possibilidades de geração de renda, ou seja, o empoderamento feminino. O programa é destinado a mulheres com mais de 15 anos, em vulnerabilidade social e preferencialmente sem escolaridade.

Realizou sua primeira edição em 2014, ofertando cursos uma vez ao ano. A duração do Programa é de cinco meses, acontecendo no segundo semestre do ano, geralmente de agosto a dezembro. O ingresso é realizado por meio de sorteio público, com inscrições gratuitas.

Já foram realizados cursos em diversos câmpus do IFSC, muitos deles direcionados a públicos específicos, como mulheres em situação prisional, imigrantes haitianas, quilombolas, transexuais, entre outros.

Saiba mais sobre o Programa Mulheres Sim.

Acesse ao site com histórias das egressas do programa.

 

ENSINO CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE