O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Egressas do Mulheres Sim do IFSC são inspiração de dissertação de Mestrado

ENSINO Data de Publicação: 22 mai 2020 18:35 Data de Atualização: 25 mai 2020 11:29

Mulheres que estudaram no Câmpus São Miguel do Oeste tornaram-se a inspiração do trabalho final de mestrado da assistente social Adriana Regina Vettorazzi. A servidora, que também trabalha neste câmpus do IFSC, produziu um site destinado a divulgar histórias de egressas do Programa Mulheres Sim, ofertado no IFSC desde 2014.

O site “Diálogo com as Egressas” traz oito relatos de mulheres que tiveram suas vidas impactadas pelo Mulheres Sim, nas turmas ofertadas entre 2014 e 2019, no Câmpus São Miguel do Oeste. “A ideia foi dar voz às egressas, revelando a experiência no período de realização do curso e as transformações causadas pelo programa em suas vidas”, conta Adriana.

E as transformações causadas pelo curso na vida das mulheres pode ser sentida ao ler os relatos. Dona Dominga Janovich, por exemplo, lembra de quando o IFSC chegou a cidade, um "colégio grande e bonito", onde ela pensou que nunca estudaria. Pouco tempo depois, lá estava dona Dominga, aprendendo com o Mulheres Sim e compartilhando sua simplicidade com todos: "Ele (o curso) ensina e ajuda [...] como se arrumar, saber falar, se apresentar quando vai pedir emprego. Não ir suja. É muito bom isso, a gente aprende e ensina os filhos também".

Para concluir a dissertação, Adriana precisa de avaliações para o site. Para colaborar, basta acessar ao site e deixar sua opinião. As respostas serão utilizadas como subsídio para a dissertação, que é orientada pela professora Marizete Bortolanza Spessatto. Alguns retornos, a orientanda e a professora já receberam, como este: “o site está bem organizado e explicativo. Acredito que cumpra o objetivo de incentivar outras mulheres a também superarem os preconceitos e medos a partir da exposição de histórias de mulheres que já conseguiram. Mulheres são fortes e unidas tornam-se imbatíveis.”

Os resultados da pesquisa de mestrado, assim como informações complementares sobre o Mulheres Sim, para pesquisa pelos usuários da internet, estarão disponíveis após a defesa da dissertação e aprovação pela banca avaliadora.

Acesse ao site, conheça a história do Programa Mulheres Sim do IFSC, leia o relato das mulheres e contribua com a pesquisa.

Programa Mulheres Sim

O Programa Mulheres Sim é um programa de extensão do IFSC e tem como objetivo a valorização da mulher, o acesso aos direitos, cidadania e possibilidades de geração de renda, ou seja, o empoderamento feminino. O programa é destinado a mulheres com mais de 15 anos, em vulnerabilidade social e preferencialmente sem escolaridade.

Realizou sua primeira edição em 2014, ofertando cursos uma vez ao ano. A duração do Programa é de cinco meses, acontecendo no segundo semestre do ano, geralmente de agosto a dezembro. O ingresso é realizado por meio de sorteio público, com inscrições gratuitas.

Já foram realizados cursos em diversos câmpus do IFSC, muitos deles direcionados a públicos específicos, como mulheres em situação prisional, imigrantes haitianas, quilombolas, transexuais, entre outros.

Saiba mais sobre o Programa Mulheres Sim.

Acesse ao site com histórias das egressas do programa.

 

ENSINO CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.