O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto distribui álcool 80% para secretarias de Saúde

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 19 mai 2020 14:50 Data de Atualização: 21 mai 2020 11:45

Etanol concentrado, água, glicerol e peróxido de hidrogênio. Junte tudo da maneira correta e você irá obter um importante aliado no combate ao coronavírus: o álcool glicerinado. Semelhante ao álcool em gel, o produto à base de glicerina também pode ser utilizado para higienizar mãos e diversas superfícies. Em Jaraguá do Sul, servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) irão produzir cerca de dois mil litros e entregar gratuitamente o produto para as secretarias de Saúde do Estado e do município.

A iniciativa é grupo de professores de Química do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. Segundo o coordenador do projeto, Claudio Cascaes, a principal diferença entre o álcool em gel e o álcool glicerinado está no aspecto final do produto. “Como as substâncias usadas na produção são diferentes, o gel acaba sendo um pouco mais consistente, enquanto o álcool glicerinado é mais líquido. Mas isso não muda a eficácia do produto, pois o importante é que a concentração do etanol seja a adequada”, explica.

Enquanto o álcool em gel vendido comumente no comércio apresenta concentração de 70%, o álcool glicerinado feito pelo IFSC terá concentração de 80%. Porém, o que levou o grupo de professores a optar pela fabricação à base de glicerina foi a realidade do mercado durante a pandemia. “Como o gel usa um polímero que é mais caro e que, devido à procura, está em falta, optamos pela glicerina”, destaca.

Para produzir os dois mil litros de álcool glicerinado, os professores vão contar com a parceria de uma empresa da região. “Já temos a porta aberta nessa empresa para começarmos a produção, faltando apenas a aprovação burocrática da parceria com o IFSC. Mas, caso isso demore, vamos começar a produzir o álcool glicerinado 80% nos próprios laboratórios do curso de Química do Instituto em Jaraguá do Sul”, afirma o professor. A produção deve começar ainda neste mês.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.