O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Desenvolvido mapeamento da Covid-19, em tempo real, nos 295 municípios de SC

PESQUISA Data de Publicação: 25 mai 2020 14:26 Data de Atualização: 25 mai 2020 14:48

Um mapa digital que, além de ilustrar a distribuição espacial da Covid-19 no estado de Santa Catarina, permite ao usuário identificar sua posição nesse espaço geográfico. Esse trabalho de mapeamento da Covid-19 em tempo real no estado catarinense de todos os seus 295 municípios é resultado de uma parceria entre Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o principal objetivo de montar um mapa da pandemia no estado de Santa Catarina para leitura rápida e com uso da geolocalização em smartphones. O mapa base adotado tem os limites dos municípios e ainda a a malha viária do Estado.

“O objetivo primordial no qual nos propusemos a fazer este mapa nesse período de quarentena foi contribuir, a partir da Geografia, com o mapeamento dos casos de Covid-19 em Santa Catarina. Assim é possível fazer uma leitura mais rápida dos dados de própria cidade. Esses dados são atualizados diariamente envolvendo casos confirmados por 100.00 mil habitantes, casos confirmados absolutos, óbitos por 100.000 mil habitantes, letalidade e óbitos confirmados em números absolutos e conta relatórios fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina e pela tabulação de dados do Portal Brasil.io”, explica o professor João Henrique Quoos, professor de Geografia no Câmpus Garopaba do IFSC e integrante da equipe que desenvolveu o mapa.

Ele ressalta que o estado possui 295 municípios e, segundo dados do IBGE (2020), possui 7.164.788 milhões de habitantes, concentrando 39% da população basicamente em 11 cidades que são: Joinville, com 590.466 mil habitantes; Florianópolis, 500.973 mil; Blumenau, 357.199 mil; São José, 246.586 mil; Itajaí com 219.536 mil; Chapecó, 220.367 mil, Criciúma com 215.180; Palhoça com 171.797 mil; Lages, 157.544 mil; Balneário Camboriú, 142.295 mil e Tubarão com 105.686 mil habitantes.
“Diante desse contexto, em que basicamente 11 cidades desempenham papel significante no espaço urbano de Santa Catarina quase 40% da população realiza o seu cotidiano predominando assim a maior dinamização econômica do estado. Essa organização do espaço urbano do estado relacionado com os casos de Covid-19, conforme o mapa Raio – X, produzido com dados disponibilizados pela Secretária de Saúde do estado de SC nos permite afirmar que são as mesmas cidades que apresentam os maiores números de casos de coronavírus até o momento.

Malha viária

Quoos ressalta também a maior incidência de casos em relação à malha viária de Santa Catarina. “Além disso, o nosso objetivo é mostrar usando dados dos setores censitários do IBGE atrelados a malha rodoviária do estado, sobretudo, os pontos com indicação de Covid-19 nos respectivos centros urbanos das cidades e demostrar que os maiores números estão nesses espaços de circulação. Por fim, é importante considerar o processo de expansão do coronavírus nesses centros urbanos e para além deles atrelados os espaços de circulação de mercadorias e pessoas”, destaca.

Conforme o mapa, a propagação do vírus em Santa Catarina não se restringe à região litorânea, com registros expressivos no interior do estado. O panorama confirma as proposições geográficas de rede urbana, que leva em consideração, dentre outras, as questões econômicas, fluxos de pessoas e mercadorias. Ou seja, cidades que exercem um nível mais elevado de desenvolvimento e interação regional revelam, aos poucos, elevação no número de casos.  

Esse trabalho vem sendo realizado por João, que atualmente também é doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integra o Grupo de Pesquisa PANGEA (Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água), sob a orientação do professor Adriano Severo Figueiró, com pesquisa ligadas ao Geoturismo, Cartografia e Geodesign. Também fez parte desse trabalho o doutorando em Geografia da UFSC, Rafael Matos Felacio e Diego Da Luz Rocha, integrantes do Grupo de Estudo em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (Gedri) da UFSC, sob a orientação do professor Márcio Rogério Silveira.

Quoos, além dessa colaboração, participa na UFSM com os mapas digitais do Rio Grande do Sul e da cidade de Santa Maria (RS), no Observatório da Covid-19.  

PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.