O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Pesquisa em periódicos on-line: a gente traduz pra vocês!

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 17 jun 2020 21:10 Data de Atualização: 24 jan 2023 11:25

O professor passa um trabalho acadêmico. Qual a primeira coisa que você faz?

Se a resposta for “Digito o tema no Google e clico em pesquisar”, este post é pra você. 

Não desmerecendo o trabalho incrível dos sites de busca que muito nos ajudam, queremos destacar a importância de fazer pesquisas acadêmicas utilizando os periódicos on-line. 

Sabemos que este é um mundo que só passa a ser desbravado quando você entra no meio acadêmico e, normalmente, a partir da graduação - muitos só na pós-graduação como em programas de mestrado. Por isso, nem todos são familiarizados com o termo periódicos e com a forma de busca nessas plataformas.

Hoje vamos explicar o básico do que são, como utilizar e o que quem é aluno(a) do IFSC, consegue acessar. Quem nos ajudou a organizar essas informações foram a coordenadora do Sistema de Bibliotecas do IFSC, Renata Ivone Garcia, e a bibliotecária Karla Viviane Garcia Moraes da Diretoria de Ensino do IFSC.

O que é um periódico?

Conforme está no Manual de Comunicação Científica do IFSC:

“Os periódicos científicos, sejam eles impressos ou on-line, são importantes veículos de comunicação formal entre os cientistas. Tratam-se de elementos fundamentais para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, já que é por meio deles que se apresentam os resultados das pesquisas realizadas em todas as áreas de conhecimento.”

Essas publicações reúnem diversos estudos, resenhas e artigos de pesquisadores, cientistas e especialistas em determinados assuntos. Eles têm uma publicação periódica - daí o nome -, então alguns têm edições bimestrais, outros semestrais, anuais e por aí vai. Muitos são publicados na internet e, por isso, chamamos de periódicos on-line.

Os periódicos são as melhores fontes de consulta para trabalhos acadêmicos, pois trazem o que há de mais recente nos estudos científicos daquele assunto. Os mais conceituados são aqueles que trabalham com sistema de avaliação por pares, o que quer dizer que todos os artigos publicados neles foram, necessariamente, submetidos à avaliação de outros pesquisadores da mesma área. Ou seja, não é qualquer estudo preliminar, incipiente ou mesmo duvidável que ganha espaço nos periódicos mais relevantes - e é isso que dá o caráter científico a essas publicações. 

Você já deve ter lido alguma notícia sobre a Covid-19 que menciona publicações em periódicos de renome nacional e internacional, o que demonstra a relevância dessas fontes.

Cada periódico pode ter o seu site e existem também plataformas que reúnem diversos periódicos. Sendo assim, é muito recomendável utilizar essas ferramentas em pesquisas acadêmicas pelo fato de ser mais fácil encontrar fontes confiáveis (acadêmicas de fato) de uma determinada área, já que estão compiladas numa única plataforma. Além disso, nos periódicos científicos estão disponíveis os estudos mais recentes sobre as diversas áreas do conhecimento, já que o ritmo de produção de livros científicos, no mercado editorial, é bem mais lento do que o dos periódicos.

Desvendando o Portal de Periódicos da Capes

No Brasil, ao falar de periódicos, não tem como não lembrar do Portal de Periódicos da Capes - a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Esse portal é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Uma base pode ser entendida como um repositório de conteúdos que permite a pesquisa em vários diferentes periódicos, utilizando uma mesma ferramenta.

Com o Portal de Periódicos da Capes, os alunos de instituições de ensino no Brasil possuem acesso às mesmas informações científicas de estudantes de instituições estrangeiras, como Oxford e Harvard, por exemplo. Como destaca a nossa bibliotecária Renata Ivone Garcia, “o Portal da Capes representa a democratização do acesso ao melhor conhecimento científico mundial”. 

Qualquer um pode acessar?

O Portal de Periódicos da Capes tem um conteúdo gratuito, que pode ser acessado por qualquer pessoa pela internet, e tem um conteúdo assinado que está disponível para os acessos com IP identificado das instituições participantes (ou seja, em computadores dentro das instituições). Também é possível o acesso para membros da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que inclui diversas instituições, inclusive o IFSC. 

Servidores e alunos do IFSC podem acessar esse conteúdo pago de duas formas: navegando pela rede de internet do Instituto ou fazendo login na CAFe de qualquer lugar - inclusive a sua casa. Agora que estamos com atividades presenciais suspensas, é possível ter acesso somente pela CAFe, no site do IFSC explicamos como

É muito difícil pesquisar em periódicos?

Sabemos que muitos estudantes acham difícil - e até chato - utilizar banco de dados como o Portal de Periódicos da Capes. Mas adivinhe? Para se familiarizar com as ferramentas é necessário utilizá-las. 

Sim, não existe segredo, só usando mesmo. Acredite na gente: você passa a gostar cada vez mais da ferramenta quando começa a perceber tudo o que ela oferece e o mundo que ela nos abre! ;)

Como utilizar

No próprio Portal de Periódico da Capes você encontra um espaço de suporte com diversos materiais e treinamentos de como utilizar de maneira qualificada os recursos disponíveis nessa ferramenta incrível! Os treinamentos têm cerca de duas horas e são oferecidos diariamente em diferentes turnos. O interessado também pode escolher um dia em que a oferta vá focar mais em sua área do conhecimento

Se quiser um passo a passo, acesse esse Guia da própria plataforma.

Para ajudar ainda mais, nossas bibliotecárias também nos passaram algumas dicas.

As buscas no Portal de Periódicos Capes se dividem em: assunto, periódico (o mesmo que revista científica), livro e bases de dados.

 

Buscar base: Fazer buscas diretamente em bases de dados específicas é uma ótima estratégia de pesquisa. Para encontrar bases oportunas ao tema de pesquisa, uma dica é buscar por área do conhecimento.

Desse modo, será disponibilizada uma lista de base de dados. Para acessá-las, basta clicar em cima do nome. Em seguida, será feito o redirecionamento com validação e autorização de acesso. 

Buscar Periódico: outra estratégia relevante é fazer buscas diretamente em periódicos, ou seja, em revistas científicas. Pode-se buscar pelo título específico, ou ainda, para encontrar periódicos relacionados ao tema de pesquisa, uma dica é buscar por área do conhecimento.

O Portal também disponibiliza acesso a diversos e-books em acesso aberto e em diferentes línguas, como português e inglês. Pode-se buscar pelo título da obra, autor ou editor/fornecedor. Outra dica é refinar a busca por livros digitais em português.
 
Buscar Assunto: outra opção de busca no Portal é diretamente por assunto, de forma que os resultados representam a recuperação de materiais de diferentes periódicos e bases de dados. Mais uma dica -> Dê preferência para a busca avançada, tendo em vista as opções de recursos.

Nessa busca, conseguimos aplicar parâmetros bem interessantes, como período temporal, tipos de trabalhos (artigos, patentes etc) e várias palavras-chaves ao mesmo tempo. A definição de uma ou mais palavras-chaves que de fato representem o conteúdo a ser buscado também é imprescindível para que se obtenha um resultado interessante para o pesquisador. 

Nossas bibliotecárias ainda chamam atenção para mais estes detalhes:

* Não aparece em idioma a opção de português, mas após a exibição dos resultados é possível filtrar pelo idioma desejado. 

* Uma ótima estratégia é utilizar os operadores booleanos (AND, OR, NOT), que facilitam na recuperação eficaz. O "AND" deve ser usado quando se quer buscar duas palavras juntas, o "OR" para buscar uma palavra ou outra, e o "NOT" para não incluir resultados com alguma palavra específica (bastante útil quando o termo é utilizado em mais de uma área de estudo). Exemplo: se a intenção é pesquisar acessibilidade física no Brasil, indica-se o operador ‘AND’ e aí na busca devem ser inseridas as palavras "acessibilidade" em um dos campos e "física" no outro.

* Para buscas dos termos exatos - quando se quer buscar mais de uma palavra ou uma frase, por exemplo - usa-se sempre as palavras entre aspas duplas. Por exemplo: “física quântica”.

* A escolha de palavra-chave adequada pode alterar todo o rumo de uma pesquisa. Algumas vezes, determinado assunto só tem publicação em língua estrangeira e é necessário que se utilize, geralmente, a palavra-chave em inglês para obter resultados na pesquisa (utilize tradutores on-line que facilitam na escolha do termo em inglês e até na tradução do artigo pesquisado). Outra dica é, caso você já tenha encontrado estudos sobre o tema que deseja, observar as palavras-chave que eles definem no início do estudo e utilizá-las na busca para encontrar novos estudos sobre o tema. 

Se você é daquelas pessoas organizadas, vai adorar este recurso. É possível criar uma conta no chamado ‘meu espaço’, de maneira que ali podem ser salvos os materiais pesquisados, bem como organizá-los em pastas. 


 

Estamos aqui para ajudar

Pode ser que, no começo, você estranhe um pouco os periódicos ou tenha dificuldades nas buscas. Mas quanto mais você utilizar, mais você vai se familiarizar com as ferramentas e se beneficiar de tudo o que elas possibilitam, além da riqueza de conteúdo que irá encontrar.

Para quem ainda tiver dúvidas e quiser uma ajuda com isso, nossos servidores que trabalham no Sistema de Bibliotecas podem auxiliar. Aliás, vocês sabiam que, entre os serviços prestados pelas nossas bibliotecas, temos levantamento bibliográfico, referência de materiais e orientação para normalização de trabalhos acadêmicos? Entre em contato se precisar!

E nós temos ainda um manual para ajudá-los na escrita científica e modelos para a elaboração de trabalhos acadêmicos e artigos, banner e apresentações. Vejam aqui.

Acervo Virtual do IFSC

Além do acesso ao Portal da Capes, quem é aluno(a) e servidor(a) do IFSC também pode  acessar gratuitamente a plataforma de ebooks “Minha Biblioteca”, que contém mais de 8 mil títulos em português em diversas áreas do conhecimento. 

Temos ainda o acervo da plataforma EBSCOHost que conta com mais de 200 mil títulos das mais variadas áreas do conhecimento e em diversos idiomas, entre eles, português, inglês e espanhol. 

-> Veja como acessar os acervos virtuais

Esperamos que o post tenha sido esclarecedor, mas, se tiver mais dúvidas, mande pra gente pelo e-mail blog@ifsc.edu.br.

Assine o blog

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.