O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

TEDxIFSC abre espaço para as vozes do IFSC

EVENTOS Data de Publicação: 03 jul 2020 15:26 Data de Atualização: 08 jul 2020 10:29

O TEDxIFSC, evento sob licença do TED, também se adaptou aos “tempos pandêmicos” e estruturou suas palestras de forma on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. A conferência será no dia 14 de julho, a partir das 18h.

De acordo com Vitor Fabre Zimmermann, o TEDxIFSC surge de um sonho de trazer o modelo TED de palestrar para dentro do Instituto Federal de Santa Catarina.

“Durante meu desenvolvimento, pude ver TEDxes que mudaram a minha perspectiva sobre mim mesmo e pude notar quem eu realmente era”, explica Zimmermann. Isso o levou a querer estar na organização do TEDxFloripa em 2019. Depois disso, ficou a ideia levar o evento ao IFSC e assim juntar o TEDx à instituição que lhe ensinou profissão e cidadania – Zimmermann se formou este março deste ano em técnico em Eletrotécnica, pelo Câmpus Florianópolis. “Eu notei que dentro do IFSC a gente tinha um potencial de fala muito forte. Esses professores, essa comunidade, esses alunos não têm voz e não estávamos valorizando o potencial que essas pessoas têm de palestrar”, conta, lembrando que o evento conta com palestrantes, equipe e estruturas totalmente vinculadas ao IFSC.

Serão seis palestras de cerca de 20 minutos cada, com um intervalo e apresentação cultural da Banda Mais Uma. Os temas são variados, abordando questões como a importância das olimpíadas do conhecimento na vida dos jovens estudantes, envolvimento e ações junto a comunidades tradicionais sob a perspectiva de processos educativos antirracistas e o diálogo entre cosmovisões, transtorno afetivo bipolar, a importância de uma boa comunicação e formação de redes de apoio. Confira abaixo.

Palestrantes TEDxIFSC 2020

Vanessa Luiza Tuono Jardim

Enfermeira, desde o início da formação envolvida em pesquisa e saúde pública. Fez Mestrado (2008) em Epidemiologia e pesquisou nas áreas de traumas e causas externas. Ingressou no IFSC em 2008 como Docente no Câmpus Joinville. Está no Câmpus Florianópolis desde que concluiu o Doutorado em Enfermagem (2015). Há mais de 3 anos, coordena projetos de extensão no Câmpus Florianópolis voltados a pessoas em situação de rua. Irá falar especialmente sobre a necessidade e formação de redes de apoio.

Renata Lisboa Mothcy

Geógrafa, técnica em Hidrologia, graduanda em Letras Libras (UFSC) e pós-graduanda em Tradução e Interpretação de Libras/Português (IFSC Câmpus Palhoça-Bilíngue). Depois de trabalhar por anos com consultoria ambiental e recursos hídricos, começou a ter perda auditiva progressiva bilateral e optou pelo aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). E foi com a deficiência auditiva que ela encontrou oportunidades incríveis, inclusive a tão desejada estabilidade do humor afetivo bipolar - tema principal de sua palestra no TEDxIFSC.

Évelin Moreira Gonçalves

Professora do IFSC, Engenheira Cartógrafa e Agrimensora (UFPR) e mestre em Ciências Geodésicas (UFPR), Évelin é militante indigenista e antirracista. Vem atuando em projetos de mapeamento e demarcação de territórios junto a comunidades indígenas e quilombolas e vai falar sobre o envolvimento e ações concretas junto a essas comunidades tradicionais sob a perspectiva de processos educativos antirracistas e o diálogo entre cosmovisões.

Paula Borges Monteiro

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Ciências - Física (UFRJ). Participou do programa de estágio pós-doutoral da CAPES no exterior na Université Pierre et Marie Curie em Paris. Professora do IFSC desde 2011, atualmente é Diretora de Ensino do Câmpus Florianópolis e é co-coordenadora do blog Cientistas Descobriram que... (@cientistas.descobriram.que). Desenvolve projetos na área de Física, com ênfase em informação quântica, realidade virtual e olimpíadas de Física e vai falar sobre o papel dessas atividades extracurriculares dentro das escolas e nas vidas dos jovens.

Taiana Martins

Produtora cultural e acrobata aérea. Atua com elaboração de projetos, produção executiva e organização de eventos desde 2010. Já produziu shows, espetáculos, livros, cds. Idealizadora do Tecido ao Ar Livre em Goiânia, Palco Aberto da Vila e do Coral da Vila em Brasília e fundadora da Mitema Projetos Culturais e Soluções Sustentáveis. É professora de tecido acrobático e acrobacia aérea desde 2014. Ministra aulas de tecido acrobático no projeto de extensão do IFSC Dança e Movimento. A palestra tem como tema a concretização de ideias por meio da conexão de pessoas e vontades e a importância de uma boa comunicação e o caminho dos recursos.

Luciana de Freitas

Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela UFSC, mestranda em Educação (UFSC). Educadora Popular do Projeto de Educação Comunitária Integrar, membra da GESTUS - Gestão Estudantil Universitária Integrar. Militante do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina - MNU. Atua principalmente nos temas Educação Étnico Racial e Quilombos. Atualmente constrói também um grupo de mulheres chamado de EscutAção, que dialoga sobre as violências vividas pelas mulheres. Professora ACT de Ciências Humanas na Educação Quilombola na Comunidade do Morro da Queimada, na Escola Estadual Jurema Cavallazzi, area central de Florianópolis. Membra do Grupo de Trabalho da Educação Quilombola em Santa Catarina. Pertence ao grupo de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (PPGE / CED/CNPq).

Mais Uma

A Mais Uma, formada em dezembro de 2018, apresenta trabalhos de músicas autorais relacionadas a MPB contemporâneo. A formação atual conta com 4 integrantes, Bruno Block, Chuão, Jasmim e Pedro Alux, que frequentemente trocam suas funções dentro das músicas. É possível conferir o trabalho da banda nas plataformas digitais (youtube, spotify, deezer etc.), que atualmente consiste em um single chamado Espelho Quebrado, e também acompanhar o projeto pelo Facebook e Instagram (@maisumabanda)

O que é um TEDx?

TED é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 1984 na Califórnia (EUA) e se dedica a “ideias que merecem ser espalhadas”. O TEDx leva o espírito do TED às comunidades locais ao redor do mundo através dos eventos independentes que incluem palestrantes ao vivo e conversas gravadas do TED e são organizados de forma independente sob uma licença gratuita concedida pelo TED. Esses eventos não são controlados pelo TED, mas os organizadores do evento seguem formato e recebem diretrizes para curadoria, treinamento de oradores, organização de eventos e muito mais. Mais de 3000 eventos são realizados anualmente.

O TEDXIFSC será totalmente online, com acesso gratuito, aberto a toda a comunidade e será realizado dia 14 de julho, às 18h. Para mais informações, confira o instagram do evento.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.