O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas até 18 de setembro

EVENTOS Data de Publicação: 11 ago 2020 11:08 Data de Atualização: 11 ago 2020 11:36

Estão abertas até 18 de setembro, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2020. Devido à pandemia do Covid-19, essa edição será realizada por meio digital, mas com os mesmos objetivos principais: estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos, além de disseminar e incentivar a robótica pelo Brasil.

Podem participar estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por um professor/tutor, e têm um manual que orienta o passo a passo para sua efetivação. 

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A Modalidade Prática acontece através de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional. Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática. E o estudante deve ter no máximo 19 anos no ano da competição.

As regras da Modalidade Prática estão descritas no Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual  e no Manual de Regras da Etapa Nacional. Nestes documentos estão as normas para construção dos robôs e também para construção das arenas e desafios da competição. Um vídeo explicativo com as regras da Etapa Regional/Estadual também está disponível aqui. A Etapa Nacional, excepcionalmente em 2020, devido a pandemia da COVID-19, acontecerá de forma virtual entre os dias 10 e 14 de novembro .

A Modalidade Teórica, acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de professores e pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico. Essa modalidade continuará presencial e terá nova data (ainda a ser definida).

A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2019 tivemos mais de 204 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 5000 equipes competindo na modalidade prática no país.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) . Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

Cronograma
OBR – PR Apresentação
Inscrição, preenchimento de formulário e entrega do vídeo até dia 18/09
Período de avaliação: 25 de setembro a 25 de outubro
Divulgação dos finalistas: 30 de outubro
Avaliação final: 10 a 14 de novembro
OBR – PR Simulação
Inscrição até dia 18/09
Etapas eliminatórias estaduais: 1 a 23 de outubro
Avaliação final: de 10 a 14 de novembro
 
Todas as informações e as instruções para inscrições estão disponíveis no site da OBR. 

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.