O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

[Podcast] Marco do Saneamento: O que muda com a nova legislação?

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 30 jul 2020 19:15 Data de Atualização: 30 jul 2020 19:36

Recentemente foi aprovado no Senado, depois de passar pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4162 de 2019. Ele altera uma série de leis já existentes criando o Marco do Saneamento. Entre críticas e apoios, o projeto é ambicioso. Através, principalmente, de acesso à investimentos privados o Marco do Saneamento tem como metas até 2033 levar água potável para 99% das pessoas e colocar coleta e tratamento de esgoto para 90% da população brasileira.

Além disso, o governo espera alavancar o setor com empregos diretos e indiretos nas obras necessárias para atingir os objetivos. Hoje, 104 milhões de pessoas não tem acesso à coleta de esgoto e 35 milhões de Brasileiros não tem água potável à disposição. E o Ciência para os Seus Ouvidos recebeu os professores Ricardo Clemente de Lima e Reginaldo Campolino Jaques, que vão explicar o que muda com esse novo marco, quais as implicações positivas e negativas, e como vai afetar o ensino e o campo de trabalho para área do saneamento.

Reginaldo Campolino Jaques: Engenheiro Civil, Sanitarista e Ambiental. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do IFSC, Campus Florianópolis, atuando nos cursos superiores em Engenharia Civil e Tecnologia em Construção de Edifícios e nos cursos técnicos em Edificações e Saneamento.


Ricardo Clemente de Lima: Professor do Curso Técnico em Saneamento e da Graduação em Engenharia Civil no IFSC também no Campus Florianópolis. Possui graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e mestrado em Renewable Energy - Hanze University of Applied Sciences da Holanda.



Produção, Apresentação e Edição: Rafael Xavier

Você também pode acompanhar o Ciência para seus Ouvidos nas principais plataformas de podcast (SpotifyGoogle PodcastsApple PodcastsAnchorBreakerCastboxOvercastPocket Casts e RadioPublic).

O "Ciência para seus ouvidos" é uma produção da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina e vai ao ar quinzenalmente, às quartas-feiras. O objetivo deste podcast é tratar de ciência e divulgação científica abordando assuntos do cotidiano num bate papo com especialistas de diversas áreas.

 

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.