O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

[Podcast] Explosão no Líbano e os perigos do nitrato de amônio

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 06 ago 2020 15:57 Data de Atualização: 06 ago 2020 16:04

A explosão ocorrida em Beirute, Capital do Líbano, deixou mais de cinco mil feridos, mais de uma centena de mortos e outra de desaparecidos nesta terça-feira (4). Após um primeiro momento de especulações, o governo local confirmou a causa da explosão: 2700 toneladas de nitrato de amônio estavam há seis anos armazenadas no porto da cidade. Um incêndio no local foi o ativador da explosão.


O nitrato de amônio é altamente utilizado na indústria de fertilizantes e explosões envolvendo a substância já aconteceram antes. Inclusive aquelas provocadas deliberadamente por terroristas e extremistas. Hoje conversamos com o professor Marco Aurélio Woehl, da área de processos químicos do IFSC Câmpus Lages para entender o que aconteceu no Líbano e quais os riscos que envolvem a manipulação e o armazenamento do nitrato de amônio. O professor Marco Aurélio tem graduação em engenharia química, mestrado e doutorado em química pela Universidade Federal do Paraná.

Confira o podcast:



Você também pode acompanhar o Ciência para seus Ouvidos nas principais plataformas de podcast (SpotifyGoogle PodcastsApple PodcastsAnchorBreakerCastboxOvercastPocket Casts e RadioPublic).

Produção: Rafael Xavier e Felipe Silva
Apresentação: Rafael Xavier e Felipe Silva
Edição: Rafael Xavier

O "Ciência para seus ouvidos" é uma produção da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina. O objetivo deste podcast é tratar de ciência e divulgação científica abordando assuntos do cotidiano num bate papo com especialistas de diversas áreas.
 

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.