O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Direção do Câmpus fala sobre andamento do ano letivo

ENSINO Data de Publicação: 12 ago 2020 09:19 Data de Atualização: 14 abr 2022 10:09

Em função da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com atividades presenciais suspensas até o dia 31 de dezembro de 2020, decisão tomada pelo Conselho Superior (Consup) da instituição, em julho passado. 

Com isso, as aulas presenciais voltam no Câmpus Caçador somente e 2021, o que gera algumas dúvidas em estudantes e familiares sobre o ano letivo de 2020.  Conversamos com a direção do Câmpus e trazemos algumas informações para esclarecer a comunidade do IFSC a respeito:

Ainda sobre o 1º semestre letivo de 2020:

- Como ficarão, para os alunos, as disciplinas que não puderam ser desenvolvidas por Atividades não Presenciais (ANPs) no primeiro semestre? 

No Câmpus Caçador, cerca de 95% da carga horária das disciplinas previstas nos PPCs dos cursos foi concluída. “Tivemos poucas unidades curriculares que ficaram paradas, aguardando a possibilidade de uma retomada presencial para desenvolver a prática em laboratório. Com a decisão do Conselho Superior de que esta retomada não ocorrerá neste ano, algumas dessas disciplinas sofrerão adaptações e poderão finalizar ainda em agosto, o que totalizará, aproximadamente, 99% da carga prevista”, conta a diretora Danielle Ullrich. Com relação aos alunos que não conseguiram acompanhar, o Câmpus vai oportunizar um mês de recuperação extra, com elaboração de planos específicos para atender estes alunos, no período de 03 a 31 de agosto, decisão tomada pelo Colegiado do Câmpus. “Estamos tentando também viabilizar a impressão de materiais para alunos sem acesso, por meio da ajuda de servidores que poderão se voluntariar para auxiliar neste processo. Assim mesmo, caso a gente não consiga atingir a todos, neste momento, sabemos que está assegurada a recuperação destes alunos em momento posterior a retomada das atividades presenciais, conforme o Artigo 8 da Resolução 41, de 30 de julho de 2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)”, afirma ela. 

- Essas disciplinas serão concluídas quando? E como (de que forma)?

Cerca de 99% da carga horária prevista para o primeiro semestre, irá ser concluída até 31 de agosto próximo. As disciplinas que possuem a necessidade parcial ou integral de práticas de laboratório, ficarão abertas, para serem concluídas quando retornarem as atividades presenciais.

- Como ficará a situação de alunos que não obtiveram êxito nas disciplinas por ANPs? E o que eles podem fazer?

Segundo a direção do Câmpus, estes alunos ficarão em recuperação, e terão nova chance de cursar a disciplina quando retornar as atividades presenciais.

- E para aqueles que não acompanharam as ANPs por motivos diversos? Trancam matrícula em tais disciplinas? Qual o procedimento recomendável nesses casos?

Danielle diz que alguns alunos estão solicitando o trancamento da matrícula, pois não querem cursar na modalidade ANP. “Para aqueles que não solicitaram o trancamento e  não acompanharam as ANPs por motivos diversos, está sendo discutida a possibilidade, junto à Pró-reitoria de Ensino (Proen), de se criar um conceito do tipo "não concluído", o qual exigiria que o aluno refizesse a disciplina ou parte dela, mas não registraria a reprovação no histórico”, ressalta a diretora.

Sobre o 2º semestre de 2020:

As aulas do 2º semestre no Câmpus Caçador ainda não começaram de fato. “Decidimos em reunião do Colegiado do Câmpus que iríamos estender o 1º semestre 2020 até 31 de agosto. Este período será destinado para recuperação dos alunos que não conseguiram acompanhar as ANPs”, ressalta Danielle.

Também o calendário do 2º semestre letivo ainda não está definido. “A gestão encaminhou algumas propostas para serem debatidas e também abriu a possibilidade de serem apresentadas novas propostas”, conta a diretora. Temos prazo até dia 31 de agosto para encaminhar à Proen o novo calendário acadêmico do Câmpus para o 2º semestre de 2020.

- O 2º semestre segue por ANP. Como fica a oferta de disciplinas? Quais são mais recomendáveis cursar?

O Câmpus está em fase de confecção de horários e de consulta aos docentes sobre a oferta de disciplinas. “Havia algumas disciplinas que não poderiam ser dadas em 2020/2, mas as coordenações de curso estão viabilizando a reorganização da oferta. Com isso, pelo levantamento atual, conseguiremos cumprir 100% da carga horária prevista para 2020.2 com as ANPs. Sabemos que isso pode acarretar prejuízos, porque estamos falando de cursos técnicos, que possuem carga horária de laboratório. Mas, estamos tentando minimizar estes prejuízos, sugerindo que os docentes busquem outras alternativas como o uso de laboratórios virtuais, laboratórios remotos (aqueles que existem fisicamente em algum local e podem ser controlados à distância) ou ainda a gravação de aulas nos laboratórios, quando o professor se disponibiliza para voluntariamente ir ao Câmpus gravá-las”, destaca Danielle. 

ENSINO CÂMPUS CAÇADOR NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.