O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Decifrando as siglas e os acrônimos do IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 19 ago 2020 11:48 Data de Atualização: 24 jan 2023 11:00

Quem aí já viu aquele monte de letras que não faziam sentido e ficou tentando entender do que se tratava?

Meme da Nazaré confusa

 

A gente sabe que temos muitas siglas e acrônimos e que isso pode gerar confusão, então hoje vamos traduzir os principais para você (começando por explicar o que é uma sigla e o que é um acrônimo 😬).

De acordo com nosso manual de redação, uma sigla é um termo composto pelas iniciais dos nomes próprios coletivos, como IFSC, que são as iniciais de Instituto Federal de Santa Catarina. Além da sigla, temos o acrônimo que é uma palavra que vem da combinação de sílabas (iniciais ou não) de um nome coletivo como Setec, por exemplo - que é a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (sim, a sigla do Ministério da Educação).

 

Meme com um homem dizendo que é muita informação para a sua cabeça

Já fizemos uma série no nosso Instagram @ifsc há uns anos chamada #glossarioIFSC em que explicávamos alguns termos e siglas. Alguém lembra?

Arte da série #glossarioIFSC do Instagram no IFSC explicando a sigla FIC 

Vamos então começar do começo?

IFSC

Quem não souber essa está reprovado automaticamente no teste e nem precisa continuar. 😅IFSC, nosso apelido tão carinhoso, significa Instituto Federal de Santa Catarina. Na verdade, nosso nome completo é Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

E, aproveitando, a nossa sigla é IFSC e não IFC, que é outra instituição. 🙄

-> IFSC e IFC: é tudo a mesma coisa?

PDI

Depois de dizer quem somos, vamos falar do documento que norteia todo o nosso trabalho e muito famoso entre nossos servidores: o PDI. Traduzindo, o Plano de Desenvolvimento Institucional - que, aliás, teve sua campanha de divulgação lançada nesta semana no Consup (continue lendo para descobrir o que é essa outra sigla rs).

-> Explicamos melhor o PDI neste post

RDP

O Regulamento Didático-Pedagógico estabelece as normas referentes aos processos didáticos e pedagógicos desenvolvidos por todos os câmpus do IFSC. Se você tem curiosidade em conhecer melhor nossos processos de ensino, recomendamos a leitura (e se você não quiser ler o documento todo, nesta notícia resumimos alguns pontos).

PPC

Algum professor seu já deve ter falado: “veja no PPC”. Isso significa projeto pedagógico do curso. Este documento é essencial para que um curso seja criado, pois é nele que constam informações como a justificativa do curso, forma de acesso, mercado de trabalho e organização curricular. É lá que você vai encontrar, por exemplo, as disciplinas que compõem um curso.

Agora vamos juntar as siglas e os acrônimos por grupos destacando apenas alguns porque se não capaz de terminar a pandemia e a gente continuar preso neste post. 😅

Órgãos colegiados e comissões

Consup

Constantemente, anunciamos que teremos Consup ou que o Consup decidiu por isso ou aquilo. Estamos falando do Conselho Superior do IFSC que é o nosso órgão máximo consultivo e deliberativo, composto por representantes da comunidade interna (docentes, discentes, técnico administrativos e diretores-gerais dos câmpus) e da comunidade externa (como instituições de pesquisa, sindicatos etc.). Já fizemos um post só explicando o papel do Consup.

Codir

O Codir é o Colégio de Dirigentes, um dos órgãos superiores do IFSC, que é composto pelo reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais de todos nossos câmpus.

Cepe

O Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) é um órgão normativo e consultivo que trata de políticas educacionais, de pesquisa e de extensão do IFSC. É formado por representantes dos professores e dos técnicos administrativos, além dos pró-reitores de Ensino, de Extensão e Relações Externas e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão autônomo e responsável pela condução do processo de autoavaliação institucional do IFSC.

Pró-reitorias e setores

Proad

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) é responsável por planejar, desenvolver, controlar e avaliar a administração orçamentária, financeira e a gestão de pessoas do IFSC.

Prodin

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) é responsável por promover a integração entre a Reitoria e os câmpus, promover e coordenar os processos de planejamento estratégico e a avaliação institucional, de sistematização de dados, de informações e de procedimentos institucionais. Também é responsável por planejar e coordenar as atividades relacionadas à tecnologia da informação e da comunicação.

Proen

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) é a responsável por planejar, desenvolver, controlar e avaliar a execução das políticas de ensino homologadas pelo Conselho Superior e promover ações que garantam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Proex

A Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) é responsável por planejar, desenvolver, controlar e avaliar as políticas de extensão, de integração e de intercâmbio do IFSC com o setor produtivo e a sociedade em geral e coordenar os processos de divulgação e de comunicação institucional.

Proppi

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) é responsável por propor, planejar, desenvolver, articular, controlar e avaliar a execução das políticas de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação homologadas pelo Conselho Superior.

Nossos setores também são conhecidos pelas suas siglas. Destacamos alguns:

Cerfead -> O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) é uma diretoria vinculada à Pró-reitoria de Ensino que atua na implementação e consolidação da Política de Formação do IFSC e na oferta de cursos na modalidade a distância.

Assint -> Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais, que é o setor responsável pelos nossos programas de intercâmbio

Dae -> Diretoria de Assuntos Estudantis responsável pelas ações de Assistência Estudantil

Dircom -> Diretoria de Comunicação responsável pela Política de Comunicação do IFSC e por nossos canais institucionais - como este blog 😊

Dirext -> Diretoria de Extensão responsável por estratégias de relacionamento dos nossos estudantes e educadores com a comunidade externa

DTIC -> Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação responsável, entre outras coisas, pelos serviços de tecnologia que o IFSC oferece para seus alunos e servidores

Deing -> Departamento de Ingresso do IFSC responsável por todos os nossos processos de seleção para cursos. É a porta de entrada para quem quer estudar aqui

Temos ainda comitês e núcleos que também vão assumindo suas siglas como Comitê Gestor de Assistência Estudantil (CGAE), o Núcleo de Línguas do IFSC (NUCLI), os  Núcleos de Educação a Distância (NEADs), os Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena (NEABI), por exemplo.

Assistência Estudantil

Entre as siglas mais famosas do IFSC, temos essas relacionadas à Assistência Estudantil:

IVS -> Índice de Vulnerabilidade Social, que é essencial para quem quer participar do Paevs.

Paevs -> Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, que é o responsável pelo auxílio financeiro para contribuir no atendimento às necessidades de estudante em vulnerabilidade social.

Eventos

Nossos queridos eventos que, neste ano, infelizmente, não teremos.

Sepei -> Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

JIFSC -> Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina 

SNCT -> Semana Nacional de CIência e Tecnologia

Programas

Propicie -> Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC 

Pibid -> Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Pibic->  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 

PNAE-> Programa Nacional de Alimentação Escolar

Proeja-> Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Exames, provas e cursos

Enem -> Exame Nacional do Ensino Médio, essa acho que todos conhecem, certo?

SiSU -> Sistema de Seleção Unificada, utilizado por quem deseja ingressar em nossos cursos de graduação

Encceja -> Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, prova que permite a certificação do ensino médio para quem não concluiu os estudos

FIC-> Formação Inicial e Continuada, que são nossos cursos de qualificação

-> Leia o post Decifrando o Enem

E mais algumas outras:

Sigaa -> Nosso Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, essencial para quem é estudante do IFSC.

ANP -> Sigla para Atividades Não Presenciais, que se consolidaram agora na pandemia por causa do distanciamento social necessário. Fizemos um post explicando isso.

A sigla deve ser escrita em letras maiúsculas?

Vocês já devem ter visto uma sigla ser escrita de diferentes formas. No caso de veículos de comunicação, normalmente, há Manuais de Redação que orientam como será a redação adotada por aquela empresa.

Nós também temos o Manual de Redação do IFSC - criado a partir da nossa Política de Comunicação. E, no nosso caso, conforme nosso manual, escrevemos com letras maiúsculas as siglas com até três letras (MEC,, FIC) e aquelas que são lidas letra por letra (SNCT). Já as siglas com mais de três letras e as pronunciáveis como palavras (Paevs, Consup) e os acrônimos, escrevemos com apenas a primeira letra maiúscula .

Tá, mas então não seria Ifsc e Ufsc? 🤔

A gente já acostumou a falar IFSC e UFSC como palavras, embora alguém de fora possa pronunciar letra por letra (porque não é assim tão fácil de ler né… rsrs). As siglas IFSC e UFSC são escritas, segundo o nosso manual, com caixa alta porque, apesar de não serem pronunciáveis, seu uso já está consolidado desta maneira.

Inclusive é IFSC e não IF-SC como até chegamos a escrever lá nos primórdios. Quando criados, todos os institutos federais possuíam o hífen após o "IF", seguidos da sua designação específica. No caso do Instituto Federal de Santa Catarina, a sigla era "IF-SC". Porém, devido ao uso e à pronúncia cotidianos, o hífen caiu em desuso e, por isso, atualmente adotamos o uso da sigla "IFSC", inclusive internamente na instituição.

Alguns siglas também desrespeitam essas regras, mas já possuem formas consagradas, como CNPq e UnB.

Mais uma dica: não usamos pontos para separar as letras das siglas. Então escrevemos OMS e não O.M.S. Deixe os pontos para os Detetives do Prédio Azul.

Imagem com os personagens do desenho Detetives do Prédio Azul

Aliás, no final do nosso Manual de Redação, tem mais um monte de siglas. Vejam aqui.

E aí, se fizermos um teste agora das nossas siglas e dos nossos acrônimos, vocês acham que conseguem um bom conceito? 🧐

Se alguém tiver mais alguma dúvida sobre nossas siglas ou qualquer outro assunto do IFSC, escreve pra gente no blog@ifsc.edu.br.

Gostou deste post? Compartilhe com quem você acha que precisa receber essas informações.

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.