O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Serviços que o IFSC te oferece e você nem sabia

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 26 ago 2020 14:11 Data de Atualização: 01 fev 2023 08:44

Você está conversando com seus colegas do IFSC e de repente percebe que um deles já citou que tem Google Drive, que está usando o Microsoft Office, que instalou programas da AutoDesk e fica achando que seu colega só pode ser rico para ter acesso a tanta coisa, certo?

imagem com homem jogando dinheiro

Errado! Estudante do IFSC tem educação gratuita e de qualidade e mais um monte de benefícios...

imagem com macaco demonstrando surpresa

 

E é isso que vamos te contar neste post de hoje: os serviços que o IFSC disponibiliza gratuitamente para seus alunos (e servidores também) e que você nem fazia ideia (ou até fazia, mas não sabia que eram tantos).

E o mais legal de tudo isso, mesmo depois de se formar, você continua tendo acesso ao utilizar seu e-mail @aluno.ifsc.edu.br. 

imagem com três pessoas pulando e comemorando

 

E-mail

Vamos começar pelo mais importante de todos, pois é a partir dele que você terá acesso aos demais recursos: o e-mail. Sim, é a conta de e-mail @aluno.ifsc.edu.br que irá liberar o acesso a este mundo de benefícios todo...

Nossa ferramenta de e-mail é o Gmail, que imaginamos que todos já conheçam e cada aluno tem direito a um armazenamento de 1 GB.

Para criar sua conta, você precisa se cadastrar no Sigaa, nosso sistema acadêmico:

-> Clique aqui para se cadastrar caso você ainda não tenha uma conta

Se você já tem uma conta no Sigaa e esqueceu sua senha ou se não lembra direito como funciona o sistema, você pode utilizar a opção de “esqueci minha senha” na tela principal e acessar nosso tutorial para o sistema:

-> Clique aqui para acessar o sistema
-> Leia aqui um tutorial sobre o Sigaa
-> E se por acaso você já criou seu e-mail, você pode acessá-lo neste link.

Importante: após o cadastro no Sigaa ou troca de senha, a sincronização é realizada em no máximo uma hora (normalmente a atualização do sistema acontece a cada hora cheia, como 13h, 14h...)

Serviços do Google 

A partir do e-mail, você também consegue acessar outros serviços do Google for Education. São opções como o Google Drive, para compartilhar arquivos, o Google Photos, para você salvar suas fotos, usar o Google Meet para fazer webconferências, entre outros.

Acesse pesquisas e utilize WiFi gratuitamente em vários lugares do mundo

Estudante do IFSC também consegue acessar os serviços disponibilizados pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que é um serviço que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras.

Por meio do login na CAFe, que você faz com seu e-mail @aluno.ifsc.edu.br, é possível ler periódicos e artigos no Portal de Periódicos da Capes, que são de acesso restrito, e outros portais de conteúdos científicos, ter WiFi gratuita em diversos lugares no mundo, utilizar serviços de vídeo, transferir arquivos grandes pela rede, entre outros.

-> Veja aqui como fazer pesquisas no Portal de Periódicos Capes
-> Veja aqui como utilizar os serviços da CAFe
-> Veja aqui os lugares onde é possível utilizar a WiFi da CAFe no mundo com a rede Eduroam

Vale lembrar que em todos nossos câmpus e Reitoria, também é possível acessar a rede WiFi livremente utilizando seu login.

-> Veja aqui como utilizar a rede sem fio do IFSC

Biblioteca on-line

Além dos Periódicos da Capes, é possível também utilizar o acervo da plataforma Minha Biblioteca que conta com mais de 8 mil títulos das mais variadas áreas do conhecimento. E o melhor: totalmente em português! 


-> Veja como acessar os acervos virtuais

Crie e compartilhe documentos on-line

Quem já precisou fazer uma planilha mais complexa sabe da necessidade de utilizar o Excel, certo? E nossos alunos podem utilizar a versão on-line dos aplicativos da Microsoft Office gratuitamente: Word, Excel, PowerPoint, Microsoft Teams (para videoconferências) e ainda guardar esses arquivos todos no OneDrive, com 1 TB de armazenamento on-line disponível.

-> Clique aqui para criar sua conta (com o e-mail @aluno.ifsc.edu.br)

Importante: apesar de utilizar o e-mail do IFSC para o cadastro, a senha para acesso não é a mesma do Sigaa, mas a que você escolher na hora do seu cadastro no site da Microsoft.

 Aprimore seu aprendizado sobre computação na nuvem

Quer aprender na nuvem? O Amazon Web Services (AWS) Educate é uma iniciativa global da Amazon que disponibiliza a alunos e professores recursos para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem, com conteúdos e programas desenvolvidos para o aprimoramento de habilidades para carreiras que exploram as possibilidades da tecnologia em nuvem em áreas em expansão.

Os principais benefícios são os créditos para utilizar os serviços da Amazon Web Services, participação de treinamentos on-line, utilização de laboratórios on-line e uma biblioteca com recursos da AWS e outros compartilhados por educadores.

-> Clique aqui para utilizar

Utilize softwares para projetos

Aluno do IFSC também pode fazer download gratuitamente dos softwares da AutoDesk. São opções como Revit, 3DS Max, Autocad, entre outros. É só utilizar o e-mail @aluno.ifsc.edu.br.

-> Clique aqui para ver as opções e utilizar

E muito mais…

Além de todas essas opções que você consegue acessar com seu e-mail @aluno.ifsc.edu.br, há outros auxílios e apoios que o IFSC mantém para seus alunos, como os auxílios financeiros da assistência estudantil, os programas de intercâmbio, os projetos de pesquisa e extensão, nossas bibliotecas... é um mundo de possibilidades e aprendizado.

-> Saiba mais sobre a assistência estudantil
-> Conheça nossas opções de intercâmbio
-> Faça parte de um projeto de pesquisa ou extensão
-> Explore nossas bibliotecas
-> Veja outras oportunidades

Já conhecia todas as opções? Ainda não? Compartilhe com seus colegas para que eles possam utilizar também! E não deixe de acompanhar nossos canais oficiais que sempre informamos quando temos novas oportunidades para nossos alunos 😊

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.